Designed by @freepik / freepik
No decorrer deste mês de agosto, o Governo federal começou a pagar o auxílio-inclusão. Diz respeito a um benefício destinado aos contemplados pelo BPC/Loas que conseguirem um emprego.
No intuito de uma melhor contextualização, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), é concedido à idosos com idade igual ou superior a 65 anos e a pessoas portadoras de alguma deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Apesar de o referido benefício ser intermediado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ele é de caráter assistencial. Diante disso, cabe enfatizar que tanto o BPC quanto o Auxílio-Inclusão não exigem contribuições previdenciárias, para sua concessão.
Vale ressaltar que o BPC é pago no valor de um salário mínimo (R$ 1.100 em 2021), todavia, à medida que o beneficiário ingressar em um novo emprego, ele será incluído no auxílio-inclusão e passará a receber o correspondente a metade do salário do BPC, ou seja, R$ 550.
Sendo assim, o beneficiário deixará de integrar o BPC. No entanto, não há motivo para alardes, dado que em caso de perda do emprego ele será incluído novamente no benefício.
Para receber o referido auxílio é necessário que o beneficiário do BPC se enquadre em algumas regras. Confira quais são:
Importante! Para possuir o direito ao BPC, é necessário que o idoso com mais de 65 anos ou a pessoa portadora de deficiência possua uma renda per capita mensal de até 1/4 de salário mínimo. Contudo esta regra de renda não é considerada no auxílio inclusão, de modo que o cidadão consiga ingressar no mercado de trabalho e permanecer tendo acesso ao benefício.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…