Você sabia que o Governo disponibiliza um benefício de auxílio maternidade MEI, para mães empreendedoras?
Quando você possui o registro de microempreendedora então, e em um determinado momento, passa pela grande transformação da maternidade, é possível ter acesso a esse benefício e muitos outros também.
Continue a leitura e entenda melhor como solicitar o seu!
Leia também: Fui Demitida E Estava Grávida Sem Saber. Posso Voltar?
O benefício de Auxílio Maternidade MEI teve a sua criação por meio da Lei Complementar nº128/2008 que contempla um salário-maternidade para o período de resguardo ou adoção de crianças.
O salário é pago por um tempo determinado, garantindo assim que as microempreendedoras, em alguns casos os microempreendedores também, recebam um valor para auxiliá-los durante o afastamento de suas atividades, para prestar os devidos cuidados à criança.
É importante ressaltar que, para receber o auxílio maternidade MEI, é necessário estar em dia com o pagamento do MEI. Se, por algum motivo não ocorra o pagamento de alguma parcela ou exista alguma carência, não é assegurado que você receberá o salário.
Leia também: Conheça 6 Direitos Previdenciários De Todos Os MEIs!
O valor do benefício atualmente, tem como base o salário mínimo vigente. Neste ano de 2023, o valor pago para os beneficiários é de R$1.320,00. Além disso, é válido ressaltar que o auxílio não é acumulativo a outros benefícios do INSS, como a aposentadoria, auxílio doença, entre outros.
O beneficiário do Auxílio Maternidade MEI possui o direito de recebê-lo por 120 dias. Porém, pode variar em alguns casos. Assim também, em outros casos como um aborto espontâneo ou a realização de algum procedimento médico que interfira na gravidez, a mãe tem direito de receber o benefício por cerca de 14 dias.
Existem algumas regras e procedimentos a serem realizados, que são necessários para que você consiga o auxílio maternidade. Dentre eles, trouxemos as principais informações que você precisa saber para conseguir o seu benefício:
Primeiramente, é importante saber que o auxílio maternidade MEI, funciona como uma licença maternidade e deve ser solicitado de acordo com a necessidade da mãe.
Existem 4 situações em que o auxílio maternidade pode ser solicitado pela microempreendedora:
Além dessas opções, o auxílio também pode ser requerido por homens. Confira em quais casos isso é possível:
Manter a organização da empresa sempre em dia, é um dos fatores principais para não prejudicar o seu negócio durante a licença maternidade. Para isso, utilizar um sistema de gestão empresarial é a melhor escolha.
O GestãoClick, é um sistema de gestão para micro e pequenos empreendedores, 100% online e feito para automatizar todos os processos do seu negócio e facilitar o dia a dia. Afinal, o que uma mãe mais precisa durante esse período, é que as coisas se tornem mais fáceis, práticas e menos cansativas!
Por meio do nosso ERP com integração entre todos os módulos, você consegue controlar o financeiro, o estoque, contas a pagar e receber, emitir notas fiscais e boletos, realizar conciliações bancárias e muito mais. E o melhor: tudo isso em poucos cliques!
O auxílio maternidade MEI veio então, para ajudar todas as mamães empreendedoras que, muitas vezes não sabem que possuem benefícios previdenciários também.
E por fim, para passar por esse momento de grande transformação com mais tranquilidade, conte com o GestãoClick para gerenciar o seu negócio com agilidade e segurança!
Original de GestãoClick
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…