O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel crucial na vida dos brasileiros, fornecendo uma rede de segurança financeira em momentos de necessidade.
Uma das formas pelas quais o INSS presta assistência é através dos auxílios, que são benefícios destinados a diferentes situações.
Saiba quais os principais tipos de auxílios oferecidos pelo INSS e como eles podem ser uma ajuda importante para os cidadãos.
Auxílio-doença
O Auxílio-Doença é destinado aos trabalhadores que ficam temporariamente incapazes de realizar suas atividades devido a uma doença ou acidente.
Para ter direito ao auxílio-doença, é preciso que o segurado:
- ter qualidade de segurado;
- ou estar no período de graça;
- ter a carência mínima de 12 meses de contribuição ANTES da incapacidade.
O auxílio é pago enquanto persistir a incapacidade, e seu valor varia de acordo com a média das contribuições previdenciárias do segurado.
Leia Também: BB Cria Nova Ferramenta De Consulta Digital Para Beneficiários Do INSS
Auxílio-acidente
O Auxílio-Acidente é concedido aos segurados que sofreram um acidente e ficaram com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho.
Este benefício é vital para ajudar a manter a qualidade de vida e compensar as limitações impostas pelo acidente.
Auxílio-inclusão
O auxílio-inclusão é um incentivo que visa melhorar as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência que anteriormente não estavam empregadas e recebiam o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
O auxílio-inclusão oferece um pagamento equivalente a metade do salário mínimo para pessoas com deficiência que atendem aos seguintes critérios:
- Ter uma deficiência de grau moderado ou grave.
- Ser beneficiário do BPC/LOAS.
- Conseguir um emprego com uma remuneração que não ultrapasse dois salários mínimos.
- Estar devidamente cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) com informações atualizadas.
- Possuir um CPF regularizado.
Leia Também: CTC: O Que É A Certidão De Tempo De Contribuição?
Auxílio-reclusão
O auxílio-reclusão é um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que se encontram cumprindo pena em regime fechado.
Para ser elegível a receber esse benefício, o segurado precisa ter contribuído para o INSS nos últimos 24 meses, no mínimo, e ser considerado de baixa renda.