Ao solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, o segurado passa por uma avaliação médica.
Essa avaliação pode ocorrer de forma presencial em uma Agência da Previdência Social ou por meio da análise de documentos (Atestmed), onde o segurado envia um atestado médico através do Meu INSS.
Após a conclusão da avaliação médica, o resultado é disponibilizado no mesmo dia a partir das 21 horas, através dos canais de atendimento do INSS, como o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.
Caso o resultado não seja disponibilizado, pode ter havido uma pendência devido a informações desatualizadas no cadastro, como vínculos empregatícios ou dados pessoais.
Essa situação pode ser resolvida agendando o serviço “Acerto pós-perícia” através do telefone 135.
O Benefício por Incapacidade Temporária é destinado aos segurados do INSS que estão impossibilitados de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos devido a doença ou acidente.
Para ter direito a esse benefício, é necessário que o segurado tenha feito pelo menos 12 contribuições mensais em dia, exceto em casos de acidente de trabalho ou doenças que estão isentas desse requisito por lei.
Se o segurado tiver perdido a qualidade de segurado, ou seja, parou de contribuir para o INSS, ele precisará cumprir metade da carência para recuperar essa qualidade (exceto em casos de acidente).
Para a avaliação da incapacidade, é preciso apresentar um atestado médico e outros documentos que comprovem o tratamento médico, como exames, receitas ou laudos médicos.
É fundamental que o requerente acompanhe o site ou aplicativo Meu INSS, além do e-mail cadastrado, para receber informações sobre o andamento do pedido e possíveis necessidades de correção de dados cadastrais.
Isso inclui a possibilidade de anexar confirmações de vínculo empregatício ou de atividade rural, no caso dos segurados especiais.
Leia Também: Fibromialgia Aposenta? Veja 6 Dúvidas Sobre O Tema!
No estado do Ceará, os segurados da região do Cariri agora podem usufruir de um processo mais ágil na liberação do pagamento do Benefício por Incapacidade Temporária.
A Gerência-Executiva do INSS em Juazeiro do Norte (CE) conseguiu eliminar todas as pendências de acerto pós-perícia, tanto para trabalhadores urbanos quanto rurais.
Na capital, Fortaleza, o serviço de acerto pós-perícia foi disponibilizado aos beneficiários que passaram pelo mutirão de perícias médicas realizado nos dias 22 e 23 de junho, culminando na conclusão de 519 avaliações médico-periciais.
Na região norte do estado, especificamente em Sobral, uma das Agências da Previdência Social de maior movimento, os requerentes que não obtiverem o resultado da perícia médica no mesmo dia receberão orientação para entrar em contato com o telefone 135 e solicitar a correção dos dados necessários.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…