O aviso prévio nas relações de emprego é a comunicação que uma pessoa faz a outra informando seu interesse em rescindir o contrato de trabalho. Quando o interesse parte do empregado, o aviso prévio possibilita ao empregador contratar ou treinar pessoal destinado a ocupar o lugar do funcionário que está se desligando.
Muitos trabalhadores desconhecem o fato de que, ao pedirem demissão, tem a obrigação de avisar previamente o empregador – “tem que dar aviso prévio”. Caso o desligamento seja imediato, o empregador poderá descontar o valor equivalente a um salário do empregado no ato do pagamento das verbas rescisórias.
Vale dizer também que a mesma regra válida para o patrão também se aplica ao trabalhador quando manifesta interesse em se desligar, ou seja, o empregado pode optar em avisar o seu empregador com a antecedência mínima de 30 dias, evitando assim o desconto salarial.
Fora destes parâmetros, vale a negociação: seja para o empregado conseguir junto ao novo empregador um prazo para iniciar suas atividades, seja com o empregador atual, negociando prazo para desligamento ou mesmo solicitando a dispensa do cumprimento do aviso prévio.
Por Daniele Hypolito
Nos últimos tempos, os brasileiros vêm se perguntando quais dados a Receita Federal e o…
A transação tributária, prevista pela Lei nº 13.988/2020, teve seu prazo de adesão prorrogado para…
O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes…
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…