A consolidação do transporte em consórcio pode em breve se tornar realidade nas 16 cidades baianas. O estado foi o pioneiro no país a realizar a integração ao Sistema Nacional de Trânsito, por meio de consórcio público.
O projeto foi apresentado em evento realizado pelo Consórcio Portal do Sertão na última sexta-feira (19), e reuniu representantes da Secretaria de Estado dos Transportes (Detran-BA), Comissão Estadual de Transportes (Cetran) e prefeitos relacionados.
A novidade é uma resposta ao desafio de melhorar a mobilidade urbana nas pequenas cidades e poderá ser adotada na Bahia.
Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran-BA, explicou que a viabilização do consórcio contribui para a qualificação e desenvolvimento dos municípios.
Pimentel reforça que, “A fluidez do trânsito atrai empresas e investimentos para as cidades, pontuando positivamente no momento da implantação. Ou seja, o consórcio é uma decisão importante com impacto na segurança do trânsito para moradores e visitantes”.
Como disse o presidente do Cetran, Mag Gramacho, ao explicar os passos necessários para a construção de um projeto integrado, o consórcio é um modelo estratégico de organização do trânsito para viabilizá-lo em cidades com dificuldades financeiras e estruturais.
O projeto de sinalização da faixa de tráfego será executado por empresa credenciada pelo Detran-BA e supervisionada pelo Departamento. Espera-se que o primeiro Consórcio de Transporte da Bahia entre em operação no início de 2022.