Empresas do grupo:

Início » Balanço Patrimonial: Conheça sua estrutura e suas subdivisões

Balanço Patrimonial: Conheça sua estrutura e suas subdivisões

por Wesley Carrijo
7 minutos ler
Designed by @snowing / freepik

O balanço patrimonial é o ponto mais importante da contabilidade.

Pois, uma empresa possui uma série de documentos necessários para organizar o andamento dos negócios e especialmente as finanças.

E por isso é muito importante que uma empresa entenda tudo sobre balanço patrimonial que é conhecido também como balanço contábil – financeiro.

Por que é tão importante balanço patrimonial?

É simples, se a gestão de lucros e gastos de uma empresa não forem realizadas corretamente, as chances de não obter sucesso são grandes.

E pensando nisto preparamos esta matéria para explicar o que é balanço patrimonial, que tem  como principal objetivo mostrar como está a situação financeira de uma empresa e sua posição patrimonial.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é  um relatório financeiro que é realizado após a finalização de um período fiscal determinado de uma empresa.

Geralmente o balanço patrimonial é feito anualmente, mas pode variar de acordo com a organização financeira de cada companhia.

Neste balanço vai constar todas as movimentações da empresa, sendo:

  •  Todo dinheiro que entrou e saiu do caixa e especificamente como foi utilizado. 
  • Constando também os bens, direitos e obrigações do negócio.

O balanço patrimonial é obrigatório para todas as empresas, porém, existem muitos empreendedores que não entendem a sua importância.

E por este motivo é importante falar sobre o que é e também explicar os detalhes de um dos principais documentos de gestão financeira de uma empresa.

Como é a estrutura do Balanço Patrimonial?

Esta estrutura é dividida em três categorias:

  • Balanço Patrimonial Ativo;
  • Balanço Patrimonial Passivo;
  • Patrimônio Líquido.

Diferença entre patrimônio líquido e balanços ativo e passivo.

Patrimônio Líquido:

  •  Trata-se do dinheiro investido pelos sócios e as reservas de capital.

Patrimônio Ativo:

  •  É registrado os direitos, aplicações de recursos e bens da empresa, pois, é nesta subdivisão que deve constar os investimentos financeiros e títulos públicos ou privados.

Patrimônio Passivo:

  •   Obrigações da empresa do ponto de vista financeiro, com o governo, outras companhias e com os colaboradores.

Subdivisões do Balanço Patrimonial

Além das divisões ainda existem subdivisões do balanço patrimonial.

 O balanço patrimonial ativo é composto pelos ativos circulantes e ativos não circulantes.

Balanço Patrimonial

Ativo circulante:

  •  Estes são recursos utilizados a curto prazo com liquidez maior, sendo assim eles apresentam maior facilidade e velocidade para transformar em dinheiro em caixa. Para esta categoria se encaixa atividades como depósitos em conta corrente, contas a receber, aplicações, estoques e o dinheiro que já se encontra em caixa.

Ativo não circulante:  

  • Bens de natureza duradoura, que não podem ser transformados em dinheiro de caixa em curto prazo, como por exemplo: imóveis, investimentos, veículos, entre outros.

O balanço patrimonial passivo também possui os subtipos circulantes e não circulantes.

Passivo circulante: 

  •  São as obrigações e contas da companhia em curto prazo, ou seja, menos tempo que o período determinado para a realização do balanço patrimonial, normalmente, determinado em ano. É nessa categoria que se encaixam às dívidas com fornecedores, impostos, remuneração de colaboradores e empréstimos com prazo curto para quitação.

Passivo não circulante: 

  •  Dívidas e obrigações a longo prazo, que tem vencimento após o término do período do balanço patrimonial em vigor.

São inúmeras contas que entram nesta subcategoria, entre elas empréstimos a longo prazo, contas de fornecedores, arrendamentos mercantis financeiros e muitas outras.

Como devo organizar um Balanço Patrimonial?

Esta categoria é dividido entre  ativos e passivos, a regra para ambos é a mesma, sendo em cima os itens com maior liquidez e embaixo as contas com menor liquidez.

Portanto acima ficam os itens cuja transformação em dinheiro caixa é mais fácil e rápida.

Abaixo os que apresentam mais dificuldades em se tornar recurso para a companhia.

Para que serve o Balanço Patrimonial?

Com o balanço patrimonial é possível visualizar tudo que aconteceu na empresa no período em questão.

O objetivo deste documento é a possibilidade de enxergar claramente a posição patrimonial da companhia, visualizando todos seus bens, obrigações e direitos.

Consequentemente você empreendedor poderá reavaliar as estratégias de ação para o próximo período fiscal, podendo corrigir eventuais erros.

Agregue novos benefícios a empresa

Sendo assim, a medida em que uma empresa desenvolve seu patrimônio e os negócios, abre mais possibilidades para investir em benefícios que se tornam interessantes para reter e atrair novos talentos.

Conclusão

Concluímos que é imprescindível para o empreendedor estar por dentro do balanço patrimonial, pois, com este documento você poderá se organizar financeiramente, ter reconhecimento em sua empresa e o mais importante planejar estratégias de crescimento para o futuro.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More