Através do Balanço Patrimonial, é possível saber informações sobre a situação econômica e contábil de uma empresa.
Por isso, este documento é considerado muito importante para o empreendimento, podendo ser utilizado pelo empresário e seu contador para verificar de forma clara a saúde financeira do seu negócio, além de saber onde estão sendo empregados os recursos.
Serve ainda como fonte de informação para auxiliar em um planejamento estratégico.
Por isso, se você está começando no mundo dos negócios saiba que é necessário fazer o Balanço Patrimonial e estar atento à forma correta de fazer esse relatório, a fim de evitar erros.
Não existe uma regra que prevê prazos para a elaboração do Balanço patrimonial, mas o costume é fazer o documento a cada 12 meses, pois as empresas precisam apresentar suas informações a cada exercício social, conforme determina a Lei 6.404/76.
Sendo assim, dentre as informações que precisam ser colhidas para o documento estão:
Além das divisões do Balanço patrimonial, existem também as subdivisões do balanço patrimonial, composto por ativos circulantes e ativos não circulantes.
Entenda:
O balanço patrimonial passivo também possui os subtipos circulantes e não circulantes. Veja quais são:
Passivo circulante: se trata das obrigações e contas da companhia em curto prazo, ou seja, as dívidas com fornecedores, impostos, remuneração de colaboradores e empréstimos com prazo curto para quitação.
Passivo não circulante: são as dívidas e obrigações a longo prazo, relacionadas à empréstimos a longo prazo, contas de fornecedores, arrendamentos mercantis financeiros e muitas outras.
Então, antes de elaborar seu Balanço Patrimonial, o primeiro passo é ter um relatório contábil completo, onde há informações de todos os registros contábeis e as movimentações financeiras da sua empresa.
É importante que você saiba que o registro contábil e o registro dos fatos contábeis e financeiros são obrigatórios a todas as empresas brasileiras.
Além do relatório contábil, também deve ser levado em conta a importância de outros fatores para a montagem do Balanço Patrimonial, dentre essas informações necessárias estão:
Após reunir todas as informações necessárias, é hora de elaborar o balanço patrimonial. Esse procedimento pode parecer complexo, devido ao grande número de informações necessárias.
Então, classifique todas essas informações como resultados positivos (lucros) e negativos (prejuízos).
Para te auxiliar na elaboração, você pode contar com apoio de um profissional contábil que possui experiência no assunto e pode acompanhar o desenvolvimento do seu negócio, bem como, evitar erros que podem prejudicar o seu empreendimento.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…