Uma inovação significativa promete transformar a maneira como os brasileiros lidam com suas transações bancárias. O Banco Central (BC) anunciou, na última terça-feira (3), durante a 20ª edição do Fórum Pix, o lançamento oficial do Pix Automático.
Este evento, que serve como palco para debates e atualizações relacionadas ao sistema Pix, também abordou outras potenciais melhorias no serviço, com ênfase especial na segurança dos usuários. Continue lendo e entenda todos os detalhes dessa novidade.
Leia também | Golpes De Pirâmides Financeiras: Não Caia Nesse Erro
O Pix Automático surge como uma moderna forma de “débito programado”, adaptado ao universo Pix. Esse novo recurso permitirá que usuários agendem pagamentos corriqueiros, como contas de serviços básicos (como água e eletricidade) e aluguel, dispensando a necessidade de operações manuais a cada mês.
Enquanto pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI) usufruirão dessa funcionalidade sem custos adicionais, empresas que escolherem esse método para recebimentos estarão sujeitas a cobranças. As especificidades relacionadas a tarifas e valores ainda aguardam definição.
Em esclarecimentos, o Banco Central destacou que os usuários terão acesso a ferramentas para gerenciar esses pagamentos programados. Entre as facilidades, encontram-se a possibilidade de desativar o Pix Automático quando desejado e definir um teto para os valores a serem debitados.
A iniciativa também facilitará a adesão de clientes a serviços diversos, como academias e cursos. Nesses casos, os interessados poderão fornecer seus detalhes bancários de forma antecipada, garantindo a prestação após aprovação expressa.
Vale ressaltar que o Pix Automático não estará atrelado a restrições de datas ou horários, proporcionando liberdade total ao usuário. Além disso, ele estará integrado a recursos como Copia e Cola, QR Code e iniciadores de pagamento Open Finance, guiando o cliente por etapas facilitadas de confirmação de débito.
O aguardado Pix Automático, inicialmente programado para estrear em abril de 2024, teve seu lançamento postergado para outubro do referido ano. A informação veio à tona durante a 20ª edição da assembleia do Fórum Pix, evento promovido pelo Banco Central do Brasil.
Foi nessa assembleia que o calendário final do Pix Automático foi compartilhado, antecipando uma funcionalidade que facilitará pagamentos recorrentes mediante consentimento antecipado do pagador.
A necessidade de um prazo maior decorre da complexidade e das variadas características que estão sendo incorporadas ao sistema.
Está previsto que as normas reguladoras sejam disponibilizadas em dezembro do corrente ano, com a efetivação completa do serviço ocorrendo em outubro de 2024.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…