Economia

Banco Central divulga base de dados de atuações no câmbio desde 1999

A partir deste mês de janeiro, o Banco Central passa a divulgar uma base de dados organizada com informações sobre as atuações no mercado de câmbio. No portal de Dados Abertos do Banco Central, será possível acessar os detalhes de cada operação, como a descrição do leilão desde a hora em que é iniciado até sua finalização. 

A série, que tem relevância acadêmica, apresenta dados a partir da mudança para o regime de câmbio flutuante, em janeiro de 1999. Ela será atualizada mensalmente no último dia útil do mês com as operações realizadas até o último dia útil do mês anterior.

“A divulgação de uma base histórica organizada, com mais de vinte anos de intervenções cambiais pelo Banco Central do Brasil, é singular mesmo entre bancos centrais. Utilizando esses novos dados, a análise acadêmica cuidadosa tem potencial para avaliar as ações passadas sob uma perspectiva mais quantitativa, incorporando pontos de vista inovadores e colaborando para uma atuação cambial ainda mais eficiente daqui pra frente”, pontua o Diretor de Política Monetária, Bruno Serra.

Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS)

As séries históricas das atuações do BC no mercado de câmbio já podiam ser consultadas no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS), mas somente no montante diário agregado.

Serão disponibilizadas informações adicionais sobre cada leilão como a data e a hora do anúncio de uma atuação no mercado de câmbio, a data do leilão, o instrumento utilizado, a data de liquidação, a data de vencimento, o volume de dólares ofertado e aceito e a taxa de corte, ou seja, a cotação que foi aceita pelo BC.

Leia mais: Dólar apresentou queda na terça-feira (24)

Instrumentos utilizados

Segundo as regras em vigor, as operações de câmbio do BC têm sido feitas com os seguintes instrumentos: swap cambial, compra ou venda à vista, venda com recompra, compra a termo, empréstimo e operação compromissada.

O BC também pode realizar operações de compra de moeda estrangeira com compromisso de revenda, venda a termo, e compra e venda de moeda estrangeira com liquidação em data futura, porém, até este momento, a Autoridade Monetária não atuou por meio desses instrumentos.

Fonte: Banco Central

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago