Empresas do grupo:

Início » Banco de horas negativo: como proceder com o funcionário?

Banco de horas negativo: como proceder com o funcionário?

por Ricardo
4 minutos ler

Muitas empresas, através de acordos coletivos, trabalham sob regime de banco de horas. Isso significa que horas trabalhadas a mais ou a menos pelos funcionários são contabilizadas como um sistema de compensação. Mas e quando ocorre a situação de banco de horas negativo?

De fato, existem vantagens e desvantagens no formato de banco de horas, tanto para os funcionários, quanto para os empregadores.

Vamos entender melhor como proceder com o empregado no caso de um banco de horas negativo do empregado? Siga a leitura e saiba mais!

Banco de horas negativo

Quando um funcionário está com saldo negativo em seu banco de horas, isso significa que ele trabalhou horas a menos do que o previsto em sua jornada de trabalho.

Lei 9.601/98 estabelece as regras do banco de horas, em seu artigo 59. Com a Reforma Trabalhista, contudo, algumas mudanças entraram em vigor. 

A principal delas é que, a partir de agora, a empresa pode adotar o sistema de banco de horas, independente de haver um Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho, feitos via sindicatos.

O prazo do banco de horas pode ser definido por cada empresa. O ideal é que ele seja contabilizado ao final de cada mês e, para isso, o controle do ponto dos funcionários é extremamente importante.

O banco de horas negativo, contudo, sempre gera questionamentos por ambas as partes.

Como proceder com o empregado que tem saldo negativo em seu banco de horas?

Muitos empresários e gestores têm dúvidas sobre como proceder quando o empregado está com o banco de horas negativo.

A dúvida mais comum é se é legal descontar o valor correspondente de seu pagamento. Para essa pergunta, a resposta é sim, a empresa pode descontar o saldo negativo do banco de horas na folha de pagamento do funcionário.

No entanto, isto deve ser a última medida a ser tomada. Antes disto, há diversas outras maneiras de gerenciar o banco de horas dos funcionários.

Se o acúmulo de horas negativas é esporádico, o gestor pode conversar com o colaborador e, juntos, decidirem a melhor maneira de compensar estas horas.

Porém, se o problema é recorrente, pode ser que haja outras questões envolvidas. Um funcionário com rotina de banco de horas negativo é um colaborador que provavelmente se atrasa, sai mais cedo ou falta com certa frequência.

Neste caso, é importante identificar os motivos que têm levado este funcionário a faltar ao trabalho. Pode ser algum motivo de saúde, imprevistos ou até mesmo por falta de motivação.

Em qualquer situação, todavia, a primeira medida deve ser sempre o diálogo. Busque resolver a situação juntamente com o seu funcionário e, caso não seja possível, adote as medidas legais cabíveis.

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!



Conteúdo original Alfredo Bottone

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More