A complexidade da legislação tributária e a grande quantia de normas sobre os tributos no Brasil não é mais novidade para ninguém. A cada dia que passa, as empresas estão mais pressionadas a prestarem contas ao Fisco, com precisão e frequência imediata, mas precisam saber se não estão pagando a mais ou a menos para o Governo, perdendo dinheiro ou acumulando riscos fiscais.
A Systax, companhia de inteligência fiscal e única no mercado a organizar este acervo abrangente – com 2 milhões de regras tributárias! – trabalha com afinco na atualização diária dessa base de conhecimento – que é considerada o coração do sistema Systax. O acervo é utilizado principalmente na atualização diária da parametrização fiscal dos ERP dos clientes da Systax, mas também é aplicado sobre operações do passado, para identificação de riscos e oportunidades de crédito, por exemplo.
A Systax organiza essa base de regras fiscais desde 2008 e já apoiou algumas centenas de empresas por meio de seu acervo e soluções. São mais de 100 profissionais envolvidos, sendo 25 consultores-especialistas exclusivamente para “transformar” a legislação publicada diariamente em regras lógicas no sistema. São Paulo lidera o ranking da quantia de regras por estado, com 2.023.047 milhões de regras e o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) é o tributo com a maior quantia de regras existentes.
“Como podemos ver, a quantidade de regras é muito alta e é aí que a nossa expertise faz diferença na operação de nossos clientes. Acompanhar a legislação diariamente seria uma tarefa no mínimo árdua para as empresas, que chegam a nós em busca de facilidade, segurança e confiabilidade”, afirma o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.
Para a Systax, que possui em sua carteira clientes como Coca-Cola, Gerdau, Cencosud, Cummins, Deloitte, PwC, EY, entre outros, “apoiá-los com classificação fiscal e o correto enquadramento tributário, é nosso objetivo”, finaliza Rodrigues.
Sobre a Systax
A Systax Sistemas Fiscais é a única empresa que acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e sistemas fiscais. Também valida as informações tributárias constantes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com 2 milhões de regras fiscais estaduais e federal, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. Veja mais: www.systax.com