Chamadas

Banco pode diminuir o limite do meu cartão de crédito?

O cartão de crédito é visto como um grande tabu para milhões de brasileiros, afinal, existem suas vantagens, como a possibilidade de comprar bens ou serviços e pagar no mês seguinte, ou ainda de parcelar um bem mais caro, tornando tal item acessível.

No entanto, da mesma forma que o cartão de crédito possui suas vantagens, existem ainda suas desvantagens, que dentre elas estão relacionadas ao descontrole financeiro e dependência da utilização do cartão.

Essa situação é evidenciada pelos órgãos de proteção ao crédito, que dentre os principais fatores que levam a negativação do nome, o uso incorreto do cartão de crédito estão entre os principais motivos.

Todavia, além do ônus e bônus do cartão de crédito, uma situação que milhares de pessoas buscam quanto ao mecanismo, está no aumento do limite disponível para utilização.

No entanto, pouca gente fala sobre outro “problema” que está na possibilidade da redução do limite do cartão de crédito, que a maioria das pessoas buscam saber sobre está questão apenas quando acontece.

Nesse sentido, na leitura de hoje, vamos entender como funciona a redução do limite do cartão de crédito, e se de fato os bancos podem reduzir o limite por contra própria.

Bancos podem reduzir o limite do cartão de crédito?

Sim! Os bancos e demais instituições financeiras têm total permissão para reduzir o limite do cartão de crédito dos seus clientes, essa possibilidade existe desde 2018 sendo tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A redução no limite do cartão de crédito dos clientes ocorre para aqueles que estão com mais risco de inadimplência, todavia, cabe às concessionárias de crédito comunicar os clientes e estipular um prazo para reajuste do limite.

Uma das principais preocupações dos bancos está relacionado às dívidas de seus clientes, isso porque, ao conceder um limite no cartão, as instituições estão emprestando recursos próprios confiando que os consumidores pagarão por suas faturas.

Todavia, para evitar um possível risco de inadimplência, as instituições podem optar por reduzir o limite dos cartões até mesmo sem o aviso prévio de 30 dias, isso, nos casos mais extremos, quando o perfil de risco do cliente pode piorar rapidamente.

É importante destacar ainda que, caso o cliente se sinta com os direitos violados, é possível acionar ao Procon para conseguir contestar a decisão tomada pelo banco, além de recorrer à justiça sob alegação de danos morais.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago