Chamadas

Bancos farão mutirão para renegociar dívidas

Dívidas com banco em época de crise acaba ficando “normal”. Atualmente muitos brasileiros estão endividados até o pescoço. Pensando nisso, as instituições financeiras vão promover a partir da próxima segunda-feira (1°), um mutirão virtual para tentar renegociar débitos que estão em atraso.

O Banco Central tomou a iniciativa de promover o mutirão, que também foi acolhido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e pelo Senado Federal.

Você que possui dívidas com algum banco pode acessar a página consumidor.gov.br e enviar uma proposta até 30 de novembro. Após fazer o registro, você deve escolher a instituição que pretende realizar a negociação. O banco terá um prazo de 10 dias para analisar sua solicitação e apresentar uma proposta.

O Banco Central (BC) explicou que “a iniciativa é voltada para pessoas físicas com dívidas em atraso com instituições financeiras cujas modalidades não contemplem bens dados em garantia do empréstimo”.

Os endividados poderão receber orientações financeiras através do site mutirao.febraban.org.br, quando será possível saber quais as dívidas que a pessoa possui e se vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento vai poder ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento em que for realizada a negociação.

“Na página, o interessado em participar do programa encontrará, por exemplo, um link para o Registro, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras”, informou o BC.

Em setembro, o total de brasileiros endividados chegou a 74% da população, 1,1 ponto percentual (p.p.) acima do verificado em agosto, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para se ter uma ideia, em setembro do ano passado, o nível de endividamento da população ficou 6,8 p.p. acima.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago