Chamadas

Bancos privados suspendem oferta de empréstimo consignado do INSS

Bastou o Conselho Nacional de Previdência reduzir, na segunda-feira (13), o juro máximo permitido para a oferta do empréstimo consignado, para os bancos privados decidirem suspender a contração do consignado.

O problema está na diminuição da taxa, que segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a medida poderia inviabilizar a operação.

Os grandes bancos privados estão entre as instituições que decidiram interromper a oferta de crédito. Entre eles: Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. Porém, só o Itaú confirmou a decisão, os outros preferiram não comentar.

Já a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil não devem suspender as operações.

A decisão vai atingir diretamente os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nesta segunda-feira (13), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) baixou as taxas máximas de juros deste tipo de empréstimo de 2,14% para 1,70%. 

De acordo com informações da Febraban, os bancos justificaram que com as novas taxas, não há condições para pagar o custo de captação de novos clientes. Aproximadamente 89% do crédito consignado de aposentados do INSS é concedido por bancos privados, enquanto a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil dividem o percentual restante.

A Federação Brasileira dos Bancos, divulgou uma nota onde afirma que o setor financeiro já havia se manifestado sobre o assunto.

“O setor financeiro já havia se manifestado – e agora reitera a posição – junto ao Ministério da Previdência, INSS e a outros interlocutores no governo, afirmando que, neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”.

Consignado Do INSS Tem Juros Reduzidos Para 1,70% Ao Mês

O governo reduziu o juro do crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A taxa que antes estava fixada em 2,14%, caiu para 1,70%, na segunda-feira (13), após reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). 

A redução teve 12 votos favoráveis e três contrários. A intenção é beneficiar os 37 milhões de aposentados e pensionistas, segundo informou o Ministério da Previdência. De acordo com o governo, mais de 8 milhões de beneficiários possuem algum contrato de consignado, e desses 1,8 milhão comprometeram toda a margem disponível, que é de 45%.

Outra decisão foi tomada em relação ao cartão de crédito consignado, que teve o seu teto reduzido de 3,06% para 2,62%.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago