Cada vez mais surgem novas tecnologias no mercado financeiro e a descentralização do complexo sistema bancário nacional vem ganhando cada vez mais força.
O banking as a service é mais uma maneira que chegou para colaborar com esse processo.
Com uma integração com empresas de BaaS, é possível oferecer serviços que, até então, só bancos licenciados pelo Banco Central poderiam, como conta digital, PIX, pagamento de boletos, transferência, entre outros.
A experiência do usuário com o BaaS acontece, em especial, no ambiente digital. É necessário somente um aplicativo para realizar as principais transações e um cartão físico ou virtual, personalizável, para pagamentos.
Utilizando esse serviço, não é preciso se preocupar com toda a estrutura que um banco comum deve ter, pois ele se responsabiliza por toda e qualquer interação com órgãos reguladores, já possui uma licença de emissor e tem negociados todos os deals de serviços como pagamentos de contas, recargas e demais serviços financeiros.
Este é o propósito do Bankly, unidade de Banking as a Service da Acesso Pagamentos.O Bankly é um negócio totalmente disruptivo no mercado da América Latina.
Com um conjunto de mais de 30 apis disponíveis para a integração, a empresa conta com um portfolio que vai desde o processo de abertura de conta de pessoa física e jurídica, até PIX, emissão de boleto e cartão.
Ainda em 2021, é esperado o lançamento de novos produtos na plataforma como por exemplo o credit as a service, ou seja, a possibilidade de, além do parceiro Bankly poder prover uma conta digital aos seus clientes, que ele também possa trabalhar com uma oferta de crédito de diversos formatos.
Não importa a área de atuação da empresa, a possibilidade de embutir serviços financeiros a uma uma plataforma com serviços já existentes e uma base de cliente, é uma realidade, fazendo com que seja possível descentralizar essa oferta.
Por Marilyn Hahn, Head do Bankly na Acesso Soluções de Pagamento, um ecossistema com diversas linhas de negócios financeiros