Muitos trabalhadores já tiveram seus contratos de trabalho reduzidos ou suspensos.
Em troca, os profissionais recebem uma compensação do Governo Federal, o BEm, Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.
O BEm irá variar no seu valor em R$ 261,25 até R$ 1.813,03. Sendo possível ser pago num período de até três meses e será depositado na conta que for informada pela empresa ao Ministério da Economia.
Embora, alguns trabalhadores relataram dificuldades em receber o benefício. Sendo, que tem trabalhador que não recebeu mesmo com o acordo firmado. Entretanto, outros dizem que receberam apenas uma parte do dinheiro devido.
Benefício Emergencial
Segundo o Ministério da Economia, havendo suspeita de fraudes, o trabalhador deverá procurar o banco responsável pelo pagamento, Caixa ou Banco do Brasil (comprovando a fraude, o trabalhador será ressarcido).
É importante que o profissional acompanhe a situação do seu benefício pelo Portal Emprega Brasil e avisar a empresa se houver divergências de informação para que seja feita a revisão do benefício pela Secretaria do Trabalho.
Quem não recebeu o BEm
Para o trabalhador que não recebeu o dinheiro depositado no dia que foi informado deverá comunicar imediatamente o empregador. Será da responsabilidade do patrão verificar com o Ministério da Economia o ocorrido.
Sendo que o próprio trabalhador também poderá falar com o Ministério da Economia através do telefone 158.
Mudança no Status
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/06/empresario-caucasiano-jovem-concentrado_171337-728.jpg)
Trabalhadores notaram mudanças no status do seu cadastro do Benefício Emergencial.
O Ministério da Economia informou, que os bloqueios indicam situação de irregularidade.
Para o trabalhador que já recebeu uma parcela, mas acabou sendo bloqueado, será possível que após ajustes nos critérios de habilitação do Programa Federal, o trabalhador não tenha cumprido com algum requisito legal e tenha sido considerado inapto.
Consultar o Benefício
Para saber se já recebeu o Benefício, o empregado poderá consultar:
Acessando www.bb.com.br/pbb/bem;
Clicar em Consultar benefício!
Informar o CPF, data de nascimento e o CNPJ do empregador;
Marcar a caixinha Não sou um robô e confirmar.
Na próxima tela será mostrado em Status da Solicitação, como está sua situação do pagamento.
Se o pagamento já foi realizado, será informado para qual banco o valor do BEm foi depositado.
Você também poderá receber informações do seu pagamento do BEm através do celular por mensagem. Basta você informar o telefone com o DDD.