O BEm, criado em 2020 para manutenção do emprego e renda, deve ser retomado ainda esta semana.
O presidente Jair Bolsonaro vai editar até amanhã a Medida Provisória que permite mais uma edição do programa que permite a redução de jornadas e salários e a suspensão de contratos de trabalho.
De acordo com informações do governo, o plano é retomar o benefício por 120 dias, o que é equivalente a quatro meses, e a medida contará com R$ 10 bilhões em crédito extraordinário para subsidiar o pagamento dos trabalhadores que realizarem acordos de suspensão ou redução de jornada e salários.
“O programa de redução e suspensão de jornadas e salários viabilizou a manutenção de muitos empregos e negócios durante o ano passado e pode trazer bons resultados ainda em 2021”, comenta Thomas Carlsen, co-fundador e COO da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal para pequenas e médias empresas brasileiras.
De acordo com o orçamento disponível e com a necessidade, o Poder Executivo ainda poderá prorrogar o prazo para o Novo Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda.
A expectativa do Ministério da Economia é de que a medida seja publicada em breve no Diário Oficial da União e, a partir daí, terá validade.
Há possibilidade de que a publicação ocorra em edição extra ainda nesta terça-feira (27).
“A possibilidade de reduzir os custos da empresa e, ao mesmo tempo, de conferir estabilidade aos empregados que tiveram seus contratos suspensos é uma alternativa viável e interessante para o momento de crise que estamos vivendo”, avalia o executivo.
“Observamos que muitas empresas que aderiram ao programa em 2020 conseguiram se reestruturar e retomar os negócios ainda no início de 2021”, conta Thomas.
A previsão é de que 4 milhões de trabalhadores sejam atingidos pela medida.
Por: Beatriz Candido Di Paolo
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…