Chamadas

Beneficiários do Auxílio Brasil terão direito ao 13º salário em 2022?

Os beneficiários do Auxílio Brasil estão ainda na esperança de ter o direito de receber o 13º salário no final do ano. Porém, eles só receberam o benefício uma única vez, em 2019, quando o programa ainda se chamava Bolsa Família. Na época, o presidente Jair Bolsonaro liberou a gratificação natalina para cumprir uma promessa de campanha.

Antes do programa mudar para Auxílio Brasil, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) apresentou o Projeto de Lei nº 625/2022, que libera o 13º salário para os beneficiários do programa de distribuição de renda.

Segundo o texto apresentado pelo senador, o 13º seria liberado para quem recebe o Auxílio Brasil como forma de “combater a pobreza e a pobreza extrema, representando um ganho no seu valor anual de quase 10%”.

O 13º salário por enquanto somente é pago aos trabalhadores com carteira assinada e para os aposentados, pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos.

A proposta

O beneficiário do Auxílio Brasil teria direito de receber o 13º salário em duas parcelas, sendo 50% junto com o benefício do mês de junho e os outros 50% no mês de dezembro. A identificação do responsável seria feita por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O senador garante que o Projeto de Lei que garante o pagamento da gratificação natalina é reduzir a “privação das famílias” e também para tornar possível o pagamento de suas despesas no atual momento de inflação nas alturas.

No dia 17 de março, a matéria chegou ao Plenário do Senado Federal e depois foi encaminhada à publicação. No entanto, ainda não foi apreciada pelos senadores. Sendo aprovado, os beneficiários do Auxílio Brasil vão poder receber o 13º no ano que vem.

Promessa de Bolsonaro

Logo no início de outubro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma promessa para os beneficiários do Auxílio Brasil, garantindo o 13º salário. “já está acertado”. Ele afirmou que o abono será pago às mulheres que são chefes de família. “Já está acertado só para mulheres, são 17 milhões, a partir do ano que vem”.

O presidente lembrou que a legislação eleitoral não permite que os repasses tenham início ainda em 2022. “Não dá até por ser ano eleitoral, não pode tratar desse assunto agora, é proibido pela lei eleitoral. A partir do ano que vem décimo terceiro para o Auxílio Brasil”, confirmou.

Auxílio Brasil bloqueado

Atualmente mais de 20 milhões de pessoas estão recebendo o Auxílio Brasil. No entanto, neste mês, milhares de famílias poderão ter esse pagamento bloqueado ou cancelado. O governo federal destaca que essas famílias podem ter perdido o direito a receber o auxílio.

Por isso fique atento, para não perder o direito de receber o benefício, é preciso manter os dados cadastrais da família atualizados e relatar qualquer alteração em suas circunstâncias o mais rápido possível ao CRA(Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua casa. 

Também é possível responder todas as cartas ou notificações online recebidas sobre problemas no pagamentos.

Veja os motivos que podem cancelar o seu benefício

  • Muitas vezes o benefício é cancelado por informações incorretas no cadastro;
  • Por não ter dito ao Governo Federal algo que ele precisava saber;
  • Ter demorado para atualizar seu Cadastro Único sobre uma mudança nas circunstâncias familiares;
  • Ocorreu um erro com seu pagamento.

O motivo e o período do seu bloqueio serão explicados no aplicativo Caixa Tem. O app também informará se você deve devolver o dinheiro já recebido.

Por isso, mantenha sempre os seus dados atualizados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) indo a um CRAS mais próximo da sua residência.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago