Chamadas

Beneficiários do Auxílio Brasil vão receber o 13º salário em 2022?

Os 18 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil estão na expectativa quanto a possível liberação do 13º salário para quem recebe o programa social.

O abono natalino é previsto por meio do Projeto de Lei (PL) 625/2022 que tem como autor o senador Alexandre Silveira (PSD-MG).

Contudo, será que é realmente possível que o 13º salário seja pago aos beneficiários do Auxílio Brasil? Será que esse Projeto de Lei realmente pode ser aprovado? Vamos descobrir agora!

Auxílio Brasil terá 13º salário este ano?

Para entendermos quais as possibilidades de termos o 13º salário para os beneficiários do Auxílio Brasil precisamos entender como anda a tramitação do Projeto de Lei que institui a medida.

Em primeiro momento precisamos destacar que o PL em questão se trata de um texto relativamente novo, publicado neste ano. Contudo, de acordo com a Constituição, para que um Projeto de Lei possa ser aprovado o mesmo precisa passar por três pilares.

O primeiro deles diz respeito à aprovação do Senado Federal, tendo em vista que o texto é de autoria de um senador, posteriormente pela Câmara dos Deputados tendo em vista que qualquer PL depende da aprovação das duas casas do Congresso Nacional.

E por fim, após a aprovação tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados, o texto seguirá para sanção ou veto do presidente da República.

É importante lembrar ainda, que para que o Projeto de Lei possa ser aprovado, é necessário o interesse e apoio dos parlamentares em discutir a medida.

Sendo assim, o primeiro ponto para identificarmos se o benefício pode ser disponibilizado é verificando as movimentações de parlamentares e o quanto esse tema vem sendo discutido.

Nesse quesito, ainda não há como prever uma possível liberação, tudo dependerá das próximas movimentações que serão realizadas pelos senadores e deputados.

Nesse quesito, é muito importante acompanhar as movimentações dos parlamentares quanto ao tema, para se atualizar sobre uma possível aprovação ou não do abono natalino aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

40 segundos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

1 hora ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

22 horas ago