Um número considerável de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ter direito a valores pendentes, resultantes de pagamentos atrasados, correções de erros de cálculo ou a inclusão de direitos adquiridos posteriormente, como aqueles decorrentes de ações trabalhistas. Em tais situações, a renda mensal dos beneficiários pode experimentar um aumento significativo, caso solicitem a revisão de seus benefícios.
No entanto, é fundamental que os beneficiários estejam cientes das regras e critérios estabelecidos para essa solicitação. A legislação vigente determina que os segurados têm um prazo de até 10 anos, a contar da data de concessão do benefício, para requerer a revisão. Assim, para aqueles que começaram a receber seus benefícios em 2015, o prazo para solicitar a revisão expira no ano de 2025.
- Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!
- DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação
- Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho
- INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024
- Quem paga a conta de carro batido no estacionamento
Por exemplo, se um beneficiário teve seu pagamento autorizado em janeiro de 2015, ele deverá formalizar seu pedido de revisão até o próximo mês. Portanto, é crucial que os beneficiários estejam atentos às datas e aos procedimentos necessários para garantir que possam reivindicar qualquer valor que possa ser devido.
Para mais informações sobre como proceder com o pedido de revisão e verificar possíveis valores a receber, é recomendável consultar um advogado especializado em Direito Previdenciário ou entrar em contato diretamente com o INSS.