Benefício é liberado para crianças e adolescentes

O Governo libera benefícios para crianças e adolescentes num valor de até um salário mínimo (R$ 1.212). O benefício oferecido pelo governo trata-se do BPC (Benefício de Prestação Continuada) pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para ter direito será necessário ter menos de 16 anos de idade, possuir alguma deficiência e que sejam de família de baixa renda.

Também as pessoas acima de 65 anos que nunca contribuíram com o INSS terão direito de receber o BPC. Embora seja pago pelo INSS, não é uma aposentadoria, mas um programa de assistência social do governo. Por isso, os beneficiados pelo BPC não recebem o 13° salário.

Quem tem direito?

Como o programa é destinado a crianças e adolescentes com deficiências, é necessário que haja uma comprovação por parte dos pais ou responsáveis por elas, que devem informar que as crianças ou adolescentes não têm condições de desempenhar as atividades normais de pessoas de sua idade, incluindo a rotina escolar.

Para isso, será necessário, laudos e exames médicos que deverão comprovar a incapacidade e cumprir os requisitos exigidos pelo programa.
Uma das exigências é estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) ou ter seus dados atualizados.

Ter renda mensal per capita de até 1/4 do salário mínimo.
Ser brasileiro nato ou português naturalizado.
Cumprindo as regras exigidas é possível ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Os critérios para conseguir o BPC são:
É necessário ter mais de 65 anos (para os idosos);
Não pode receber outro benefício do INSS;
Ser baixa renda;
Possuir inscrição no CadÚnico;
Comprovar a impossibilidade de participar de atividades de natureza física, mental e sensorial, por ao menos, 2 anos (para deficientes).
Comprovar grau da deficiência.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago