Empresas do grupo:

Início » Benefícios do INSS que pouca gente conhece

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

por Mariana Freitas
2 minutos ler

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos trabalhadores brasileiros, mas oferece alguns outros benefícios que podem passar despercebidas. Muitos deles podem ser determinantes para quem enfrenta situações de vulnerabilidade ou imprevistos na vida profissional.

Confira a seguir alguns dos benefícios menos conhecidos!

Auxílio-acidente

Pouco divulgado, o auxílio-acidente é um benefício de natureza indenizatória concedido ao segurado que sofre um acidente e, em decorrência disso, fica com sequelas permanentes que reduzem sua capacidade de trabalho.

Esse benefício visa compensar a perda parcial da capacidade laboral e é pago até a concessão da aposentadoria ou falecimento do segurado.

Salário-maternidade para adoção

O salário-maternidade não é exclusivo para mães biológicas. O benefício também é garantido a mães adotivas e, em alguns casos, pode ser solicitado por pais adotivos. A licença remunerada tem duração de 120 dias e tem como objetivo assegurar o período de adaptação ao novo vínculo familiar.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

A reabilitação profissional é um serviço oferecido pelo INSS para segurados que, devido a acidentes ou doenças, ficam incapacitados para exercer suas funções habituais, mas ainda têm condições de atuar em outras atividades. O programa inclui orientação profissional, cursos de capacitação e acompanhamento até a reinserção no mercado de trabalho.

Aposentadoria Especial para Trabalhadores Expostos a Agentes Nocivos

Voltada para trabalhadores que exercem suas atividades expostos a agentes nocivos à saúde, como produtos químicos, radiação, calor excessivo ou ruído intenso. Muitos trabalhadores não sabem que, em condições específicas, é possível se aposentar mais cedo, sem a necessidade de atingir a idade mínima de 62 ou 65 anos, desde que comprovada a exposição durante o tempo de contribuição.

O grande desafio é que a comprovação desse tempo de serviço exige documentos técnicos, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que detalha as condições de trabalho, e laudos técnicos sobre os agentes nocivos presentes no ambiente.

Leia também:

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More