Negócios

Benefícios dos marketplaces para alavancar pequenos negócios!

A mudança dos modelos de consumo, impulsionada pela transformação digital ocorrida nos últimos dois anos, fez com que pequenas e médias empresas precisassem encontrar novos canais de vendas e formas de atrair o público. Uma das alternativas para essa estratégia foi a implantação de lojas em marketplaces com o objetivo de ampliar as vendas. 

De acordo com Bruno Machado, diretor da Shophub, uma empresa da Vertem que é líder no segmento de fidelidade B2B2C com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil, os marketplaces são cada vez mais acessíveis para vendedores (sellers) e prático para os clientes. 

““Para pequenos empresários, é uma maneira de alcançar um público que dificilmente seria captado em lojas virtuais próprias”, comenta o executivo. “No entanto, é preciso saber usar a ferramenta para uma melhor gestão de resultados”.

O especialista salienta que os empreendedores que desejam aderir a esse modelo de comércio necessitam ter controle de custos. Segundo Machado, é preciso mapear os gastos para o fornecimento dos produtos antes de colocar o preço, evitando perdas financeiras. 

“É preciso ajustar o preço, sempre calculando custos, para não quebrar caso haja uma alta demanda do produto com precificação errada no marketplace”, diz.

Machado ainda elenca as principais vantagens que o uso do marketplace oferece às pequenas empresas para melhorar os negócios e aumentar ainda mais a lucratividade.

Foco nas vendas:

Com o uso de marketplaces, o empreendedor não precisa se preocupar com custos de mídia, adquirência ou logística, já que toda essa operação já está embutida na oferta da plataforma, o que facilita a gestão dos produtos e permite maior liberdade para negociações.

Personalização:

Ao optar pela oferta de produtos em marketplaces, o empreendedor pode trabalhar com preços diferenciados para venda. Isso significa que o comerciante tem a possibilidade de oferecer promoções exclusivas para compra online, por exemplo, fidelizando clientes e expandindo seus negócios no meio digital.

Alta demanda:

Com o aumento do público que tem preferência por fazer compras online, grandes varejistas também perceberam o crescimento da demanda e a força dos marketplaces na efetivação dos negócios. Por isso, o crescente número de portais de e-commerce evidencia, também, a concorrência pelo produto dos vendedores. 

A Vertem é a primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados por meio da transformação digital.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago