A mudança dos modelos de consumo, impulsionada pela transformação digital ocorrida nos últimos dois anos, fez com que pequenas e médias empresas precisassem encontrar novos canais de vendas e formas de atrair o público. Uma das alternativas para essa estratégia foi a implantação de lojas em marketplaces com o objetivo de ampliar as vendas.
De acordo com Bruno Machado, diretor da Shophub, uma empresa da Vertem que é líder no segmento de fidelidade B2B2C com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil, os marketplaces são cada vez mais acessíveis para vendedores (sellers) e prático para os clientes.
““Para pequenos empresários, é uma maneira de alcançar um público que dificilmente seria captado em lojas virtuais próprias”, comenta o executivo. “No entanto, é preciso saber usar a ferramenta para uma melhor gestão de resultados”.
O especialista salienta que os empreendedores que desejam aderir a esse modelo de comércio necessitam ter controle de custos. Segundo Machado, é preciso mapear os gastos para o fornecimento dos produtos antes de colocar o preço, evitando perdas financeiras.
“É preciso ajustar o preço, sempre calculando custos, para não quebrar caso haja uma alta demanda do produto com precificação errada no marketplace”, diz.
Machado ainda elenca as principais vantagens que o uso do marketplace oferece às pequenas empresas para melhorar os negócios e aumentar ainda mais a lucratividade.
Com o uso de marketplaces, o empreendedor não precisa se preocupar com custos de mídia, adquirência ou logística, já que toda essa operação já está embutida na oferta da plataforma, o que facilita a gestão dos produtos e permite maior liberdade para negociações.
Ao optar pela oferta de produtos em marketplaces, o empreendedor pode trabalhar com preços diferenciados para venda. Isso significa que o comerciante tem a possibilidade de oferecer promoções exclusivas para compra online, por exemplo, fidelizando clientes e expandindo seus negócios no meio digital.
Com o aumento do público que tem preferência por fazer compras online, grandes varejistas também perceberam o crescimento da demanda e a força dos marketplaces na efetivação dos negócios. Por isso, o crescente número de portais de e-commerce evidencia, também, a concorrência pelo produto dos vendedores.
A Vertem é a primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados por meio da transformação digital.
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