O Governo Federal paga aos cidadãos uma série de benefícios assistências, e existem também benefícios que o trabalhador pode receber.
No entanto, alguns desses benefícios muitas vezes podem até ser desconhecido daquele cidadão que esta precisando, por isso hoje, separamos alguns deles.
O trabalhador que realiza suas atividades laborais regidos pela CLT, além de possuir benefícios trabalhistas como férias, 13º, e rescisões também possui benefícios destinados pelo governo, conheça 3 deles:
Abono salarial PIS/PASEP: este é um benefício pago ao trabalhador anualmente no valor de 1 salário mínimo vigente e para ter direito é necessário cumprir os seguintes requisitos:
Os pagamentos deste ano já aconteceram e tiveram como destino os trabalhadores que preencheram os requisitos e realizaram atividades laborais no ano-base 2020.
Saque extraordinário do FGTS: o pagamento ocorreu em 2022 e tinha direitos os trabalhadores que possuam saldo em sua contas do fundo, o valor pago foi de até R$1.000,00.
Saque Aniversário do FGTS: o saque-aniversário se trata de uma modalidade opcional, ou seja, o trabalhador é quem tem que informar que deseja sacar anualmente parte do saldo do FGTS. Mas vale lembrar que o trabalhador que quer aderir ao saque aniversário precisa escolher entre o saque rescisão ou o saque aniversário.
O trabalhador desempregado também possui direito a benefícios pagos pelo governo, sendo eles:
Segura-desemprego: O seguro desemprego é um benefício promovido pelo Governo Federal com o objetivo de garantir alguma assistência financeira por certo tempo aos trabalhadores demitidos sem justa causa.
Contudo, é preciso que o beneficiário solicite o seu recebimento, desde que cumpra alguns pré-requisitos. Sendo assim, podem solicitar o seguro-desemprego aqueles que:
Desta forma, os trabalhadores que não foram contemplados por nenhum benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, suplementar ou abono por permanência no serviço, também podem optar pelo recebimento do seguro desemprego.
Também é possível solicitar os benefícios sociais destinados a famílias em situação de vulnerabilidade que falaremos abaixo.
Esses benefícios são pagos a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e para ter direito é necessário realizar a inscrição no CadÚnico.
Se você quer saber como realizar sua inscrição no CadÚnico basta clicar aqui e ler nossa matéria completa sobre o tema. Os benefícios assistenciais pagos pelo Governo Federal em 2022 são:
Lembre-se que cada um dos benefícios listados possuem suas próprias regras de concessão, ou seja, não basta estar inscrito no Cadúnico, de modo que é preciso atender os demais critérios específicos de cada programa.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…