Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock
Já é de conhecimento geral que o auxílio emergencial será pago até o mês de dezembro. Entretanto até o momento não existe possibilidades de uma nova prorrogação do benefício. Isso acontece porque por lei decretada o auxílio emergencial só pode ser pago enquanto durar o período de calamidade pública causada pela covid-19, período esse que vai até o dia 31 de dezembro de 2020.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou uma pesquisa que apontou que o fim dos pagamentos do auxílio emergencial em dezembro deste ano deve deixar 38 milhões de pessoas desempregadas e sem assistência. Esse número é correspondente as pessoas que recebem o auxílio, mas que não são cadastrados no programa do Bolsa Família.
Os 38 milhões apontados representam 61% da população que recebeu o auxílio emergencial. De acordo com a pesquisa, a maior parte são trabalhadores informais (64%), enquanto 74% deles têm renda de até R$ 1.254 e são, em sua maioria, pessoas de baixa escolaridade (55%).
O estudo da fundação foi feito com base nos dados do mês de agosto da Pnad Covid-19, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criada para medir os efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho e a saúde dos brasileiros.
Apesar do cenário desanimador, o cidadão de baixa renda poderá contar com alguns programas sociais que poderão ajudá-los. Entretanto assim como qualquer programa social do governo será preciso se enquadrar nas regras para conseguir ter acesso ao benefício.
Conheça três programas do governo que esse cidadão poderá se inscrever:
Outros benefícios que o cidadão poderá ter acesso diz respeito aos programas sociais que se utilizam da base de dados do CadÚnico para liberação, confira à seguir 22 benefícios que você poderá ter acesso:
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…