O Governo Federal sinalizou o pagamento de alguns benefícios para este ano. Além da recente confirmação do auxílio emergencial que pode ser liberada já no próximo mês. O Governo pretende antecipar outros pagamentos como liberar mais uma rodada do saque emergencial do FGTS.
Uma novidade anunciada desde o final de janeiro diz respeito ao novo formato do Bolsa Família que deve ser lançado nos próximos dias. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni já noticiou que o novo formato já está pronto e aguarda apenas a aprovação por parte do presidente Jair Bolsonaro para ser liberada.
Ao que tudo indica a demora na liberação do novo formato do Bolsa Família pode ter ligação com a nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial que deve contemplar também os beneficiários do programa de distribuição de renda.
No geral, as principais novidades previstas para o Bolsa Família são:
Poderá ser liberada ainda, uma nova rodada do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Caso o benefício siga o mesmo modelo do ano passado, o valor que será resgatado é de um salário mínimo, hoje no valor de R$1.100.
O saque poderá ser feito de contas ativas, ou seja, de empregos atuais dos trabalhadores e das contas inativas, de empregos anteriores.
Os trabalhadores que têm dúvidas sobre qual o valor disponível no fundo de garantia (FGTS) e quando ele vai poder ser sacado podem fazer a consulta em:
Outra medida amplamente divulgada é relacionada a antecipação do 13º salário pago aos aposentados e pensionistas do INSS. A medida que também foi liberada no ano passado entre os meses abril e junho inicialmente teve sua previsão para ser liberada já entre os meses de fevereiro e março. Porém, alguns pontos sinalizam que a antecipação este ano pode acontecer apenas em abril.
Um dos principais indícios de que a medida deve ficar para março ou abril é de que a folha de pagamento referente ao mês de fevereiro já está sendo impressa e nela não consta qualquer valor adicional que sinalize a antecipação do 13º salário.
Além disso, será necessário à aprovação da medida Orçamentária para este ano para conseguir destravar a antecipação do 13º salário aos segurados do INSS. Sem aprovação do Orçamento, os recursos utilizados pela União, em sua integralidade acabam sendo limitados a uma parte dessa previsão, o que torna difícil manobrar os gastos públicos.
Por fim, terá direito a antecipação os segurados que recebem:
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…