Se deparar com o desemprego é sempre um momento difícil para qualquer brasileiro, principalmente em um cenário intensificado devido a pandemia da Covid-19 desde o ano passado.
Contudo, o governo federal, visando apoiar temporariamente os cidadãos que passam por essa fase enquanto buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho, trás algumas oportunidades através do Cadastro Único (CadÚnico) e também pela Caixa Econômica Federal.
Cadastro Único (CadÚnico)
O CadÚnico é um sistema do governo que permite a inscrição das famílias de baixa renda e vulneráveis que possuem a remuneração de até meio salário mínimo por pessoa, ou ainda que o grupo família juntos somem um total de até três salários mínimos.
Se inscrever no CadÚnico é extremamente importante, pois é por esta plataforma que o governo filtra quais pessoas podem receber determinados benefícios como é o caso do Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela), Tarifa Social dentre outros.
Saiba como se inscrever no CadÚnico:
- Procure o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade e solicitar o cadastramento;
- Leve o CPF e o título de eleitor do responsável pela família (o programa dá preferência às mulheres);
- Leve um documento de cada membro da família (RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, etc);
- Leve um comprovante de residência.
Com o cadastro criado, o cidadão precisará apenas entrar em contato com os servidores do departamento para que possam obter as instruções para requisição dos programas disponíveis pelo governo.
Desempregado recebe o Bolsa Família?
Dentre os benefícios liberados através do CadÚnico o mais conhecido do governo e que mais ajuda pessoas em todo o país é o Bolsa Família, atualmente 14 milhões de famílias recebem o programa social.
O objetivo do Bolsa Família é promover a cidadania e atuar no combate à fome, assegurando assim a população mais vulnerável acesso à saúde e educação.
Vale lembrar que se a família for aprovada para receber o Bolsa Família, o valor à ser liberado vai depender de determinados requisitos como número de filhos, renda mensal e demais fatores. Contudo, atualmente o benefício paga um ticket média de R$ 192.
Além do mais, para continuar recebendo o benefício, a família deve cumprir todas as exigências do programa, como a manutenção da vacinação das crianças, além de mandá-las para a escola, sob pena de perder o acesso ao programa.
Programas para receber com a inscrição no CadÚnico
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Carteira do Idoso;
- Bolsa Família;
- Telefone Popular;
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Programas Cisternas;
- Água para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem;
- Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Crédito Instalação;
- ENEM;
- Serviços Assistenciais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Carta Social.