Carreira

Black Friday: Como recrutar freelancers temporários para o período

A Black Friday já se consolidou no Brasil, como uma importante data para o comércio e para a economia.

A previsão para a Black Friday de 2023, aponta para 67% dos brasileiros com intensão de compras durante o período, conforme pesquisa realizada pelo Google, sete em cada dez brasileiros pretendem gatar mais ou igual aos gastos que tiveram no ano de 2022, na Black Friday.

Com essa projeção, existe uma expectativa da crescente demanda em vários setores e segmentos, tanto no e-commerce, no varejo, na tecnologia, na indústria e até mesmo no marketing.

Leia também: Compras Na Black Friday? Confira Dicas Para Fazer Boas Compras

Contratações em vista

Cerca de 54% dos empresários brasileiros, vão contratar profissionais temporários no último trimestre de 2023, como apontou a Pesquisa Expectativa de Emprego – Q4 2023, do ManpowerGroup.

Uma boa oportunidade

No caso da Black Friday, os freelancers temporários são considerados boas alternativas para as empresas.

Eles são muito valorizados por conseguirem preencher rapidamente as lacunas de mercado, disponibilizando resultados de curto prazo para as companhias e por tempo determinado em contrato.

Onde e como contratar?

Mas qual é o processo para contratar freelancers e como encontrar os profissionais que tenham “fit” com a minha empresa?

Para responder essa e outras perguntas, Juan Zaragoza, cofundador e CCO da Crowd, plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 30 mil profissionais remotos, separou três dicas para as companhias saberem quais passos tomar para contratar os talentos corretos.

Leia também: Pré-Black Friday: Use Essa Estratégia A Seu Favor

Avaliação de mercado

O primeiro passo é fazer uma avaliação para entender as necessidades e demandas de mercado no período.

“Antes de contratar uma equipe, é necessário fazer uma avaliação 360 de mercado para determinar quais são as demandas para a Black Friday, além de avaliar quais são as lacunas que precisam ser preenchidas pelos freelancers temporários. A ideia é entender como as empresas poderão entregar os resultados desejados para seus clientes”, explica Zaragoza.
 

Definir o perfil do profissional

O segundo passo é definir o perfil do profissional que será contratado.

Esse alinhamento é necessário visto que o freelancer precisa suprir as necessidades das empresas e seu perfil deve estar conforme a missão e valores da companhia contratante.
 

“Esse processo permite às empresas saberem qual o tipo de freelancer ou squad que deve ser recrutado. É uma organização por setores, que pode variar entre marketing, tecnologia, atendimento, operações e logística”, complementa o CCO.
 

Leia também: Como Potencializar Suas Vendas Para Com A Pré-Black Friday

Processo seletivo e parceiros

Agora, é o momento do recrutamento e da seleção dos candidatos. Muitas empresas fazem o processo seletivo de maneira própria, mas outras recorrem aos parceiros e plataformas de recrutamento.

A segunda opção é considerada vantajosa porque todas as etapas de seleção são feitas pela plataforma parceira, com base nos perfis desejados pelas companhias, trazendo mais objetividade.
 

“Isso permite que as empresas ganhem tempo, visto que não será necessário passar por todas as burocracias. Tudo é feito pelos parceiros, desde a seleção dos profissionais, assinatura de contratos e pagamentos. Com o apoio de uma plataforma de recrutamento, as companhias podem ter suas equipes formadas muito mais rapidamente, sem se preocupar com o andamento do processo e garantindo todas as atenções para outras estratégias essenciais desse momento tão aguardado”, destaca Juan.

Bia Montes

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