O mês de novembro vem chegando e quando falamos de varejo, de comércio, lembramos rapidamente de uma data muito importante para este setor: Black Friday.
A sexta 25 de novembro será mais uma dessa campanha que possui fama mundial. Para muitos, o planejamento continua sendo primordial para se ter um resultado satisfatório nessa época.
Quem reforçou essa tese foi o especialista em neurolinguística e também mentor empresarial Gustavo Medeiros. Segundo ele, ter estratégias continua sendo o mais aconselhável mote para os bons resultados.
Pensando em auxiliar os empreendedores desse setor, ele elaborou uma lista com quatro dicas para quem pretende se destacar na data. Confira:
“Tem a Black, mas também teremos Copa do Mundo, primeira parcela do 13º salário sendo paga aos trabalhadores, véspera dos amigos secretos, do Natal, logo é preciso buscar um planejamento de como costurar todas essas datas visando o melhor resultado para empresa”, disse.
“Tentar ter, além da própria sexta (Black Friday), um formato “Black Week” (uma semana de promoções). Ter uma campanha impactante nesse período. Ter uma semana de muitas ofertas e no dia mesmo ser mais agressivo. Sugestão: abrir a empresa mais cedo, promover um café da manhã como cortesia para que tudo isso, ou outras ideias nesse sentido, sirva como um convite mais atrativo”, disse.
“Não estou dizendo que não é importante ter lucro. É importante pensar nessa margem. Mas tente usar essa época do ano para aumentar a base de clientes. Essa é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes. Então tente ter promoções realmente. Ninguém aguenta mais comprar nada pela metade do dobro. Tenha promoções de verdade. Busque algo interessante. Não precisa ter tudo em promoção bombástica. Escolha itens específicos para serem suas armas de impacto”, falou.
“Ofereça um ‘compre agora e tenha tantos % de desconto nas compras em janeiro’. Por que isso? Porque além de funcionar como ferramenta para aumentar a margem de clientes já mencionada, cativa-os para virem ao seu negócio em um época que não é tão movimentada, que não tem tanta frequência de vendas”, pontifícia .
“Ter colaboradores focados no resultado desejado na data é exatamente relevante, sobretudo quando há alinhamento de objetivos. Invista nisso também”, falou.
“Isso também se encaixa no planejamento. Veja os interesses de alguns grupos de clientes e avance com propostas que se encaixam nesses desejos. Quem quer eletrônico, quer ver eletrônico. Quem quer eletrodoméstico, quer eletrodoméstico. Fica bem mais fácil direcionar os compradores às sessões específicas tendo esse conhecimento”, finalizou.
Por Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial.
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