Negócios

Black Friday: Confira dicas para fazer sua empresa se destacar na campanha

O mês de novembro vem chegando e quando falamos de varejo, de comércio, lembramos rapidamente de uma data muito importante para este setor: Black Friday.

A sexta 25 de novembro será mais uma dessa campanha que possui fama mundial. Para muitos, o planejamento continua sendo primordial para se ter um resultado satisfatório nessa época.

Quem reforçou essa tese foi o especialista em neurolinguística e também mentor empresarial Gustavo Medeiros. Segundo ele, ter estratégias continua sendo o mais aconselhável mote para os bons resultados.

Pensando em auxiliar os empreendedores desse setor, ele elaborou uma lista com quatro dicas para quem pretende se destacar na data. Confira:

1- Estar ciente das principais datas de novembro

“Tem a Black, mas também teremos Copa do Mundo, primeira parcela do 13º salário sendo paga aos trabalhadores, véspera dos amigos secretos, do Natal, logo é preciso buscar um planejamento de como costurar todas essas datas visando o melhor resultado para empresa”, disse.

2- Ter dois formatos

“Tentar ter, além da própria sexta (Black Friday), um formato “Black Week” (uma semana de promoções). Ter uma campanha impactante nesse período. Ter uma semana de muitas ofertas e no dia mesmo ser mais agressivo. Sugestão: abrir a empresa mais cedo, promover um café da manhã como cortesia para que tudo isso, ou outras ideias nesse sentido, sirva como um convite mais atrativo”, disse.

3- Pensar no preço e não tanto na margem

“Não estou dizendo que não é importante ter lucro. É importante pensar nessa margem. Mas tente usar essa época do ano para aumentar a base de clientes. Essa é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes. Então tente ter promoções realmente. Ninguém aguenta mais comprar nada pela metade do dobro. Tenha promoções de verdade. Busque algo interessante. Não precisa ter tudo em promoção bombástica. Escolha itens específicos para serem suas armas de impacto”, falou.

4- Crie um cashback

“Ofereça um ‘compre agora e tenha tantos % de desconto nas compras em janeiro’. Por que isso? Porque além de funcionar como ferramenta para aumentar a margem de clientes já mencionada, cativa-os para virem ao seu negócio em um época que não é tão movimentada, que não tem tanta frequência de vendas”, pontifícia .

5- Prepare sua equipe

“Ter colaboradores focados no resultado desejado na data é exatamente relevante, sobretudo quando há alinhamento de objetivos. Invista nisso também”, falou.

6- Separe os clientes por grandes grupos

“Isso também se encaixa no planejamento. Veja os interesses de alguns grupos de clientes e avance com propostas que se encaixam nesses desejos. Quem quer eletrônico, quer ver eletrônico. Quem quer eletrodoméstico, quer eletrodoméstico. Fica bem mais fácil direcionar os compradores às sessões específicas tendo esse conhecimento”, finalizou.

Por Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago