A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo comércio brasileiro neste fim de ano, a data, que ocorre na sexta-feira dessa semana (26) vem gerando bastante expectativa por parte das empresas, já que muitos consumidores informaram que iriam comprar algo na data.
Com aumento das vendas online, os consumidores irão buscar cada vez mais por produtos e serviços principalmente com promoções e descontos vantajosos. A questão é que não basta apenas atender estas demandas, com o mercado cada vez mais competitivo, disputado e desafiador, a experiência de usuário com a marca se tornou fundamental para suas escolhas.
Seja qual for seu modelo de negócio, a Attri, consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil, separou 6 estratégias de UX para criar relacionamentos duradouros com seus clientes por meio de suas experiências na Black Friday, confira:
Testes de usabilidade com usuários são a principal maneira de saber o que está ou não funcionando em suas plataformas e aplicativos. Apps mobile que travam, por exemplo, perdem usuários e também a possibilidade da retenção.
Ofereça uma interface simples que não sobrecarregue a jornada do consumidor com atributos em excesso. Mostrar tudo que sua marca pode é bastante tentador, mas até algo bom pode ser demais.
Mais de 75% dos consumidores julgam um site baseado apenas em estética. Então, limite o número de decisões do usuário através da psicologia, para que as decisões sejam fáceis e rápidas; Quanto maior e mais próximo um elemento for, mais fácil e rápido é de clicá-lo. E saiba, clientes se lembram das informações em partes, o número máximo de objetos que uma pessoa é capaz de memorizar é sete.
Uma boa estratégia de UX contém sua parcela de ensinamentos e orientações, seja, um e-mail de boas-vindas introduzindo sua marca e plataformas aos usuários. Clientes aprendem a usar os produtos com a orientação da empresa. Além disso, é possível guiar e ensinar usuários dentro do aplicativo ou site, através das configurações iniciais, popovers e modals. Ao se antecipar e responder as questões do usuário, a empresa melhora sua UX, evitando frustrações e aumentando o nível de satisfação durante a jornada.
Um site muito complexo pode falhar ao carregar em determinados smartphones, sem contar situações envolvendo conexões péssimas. Além disso, é importante desenvolver apps sabendo desde o início que haverá necessidade de descrições de fotos em áudio para cegos e legendas para surdos e pessoas com problemas de audição. Plataformas acessíveis são importantes na retenção de clientes
Encantar clientes é garantir a retenção deles. Uma estratégia de UX, do desenvolvimento ao design, passando pelo texto e conteúdo, tem o poder de fazer o usuário voltar para a plataforma buscando sempre ser surpreendido. Para reter os clientes, criar momentos que os recompensem é fundamental. E aqui não estamos falando de dinheiro, mas dos elementos que causam boas emoções no usuário. É uma resposta diferente, uma descrição mais detalhada, um layout que converse com alguma promoção específica, são atributos que criam uma experiência positiva para o usuário.
Afinal, a retenção de clientes é resultado de uma boa estratégia de UX e UI Design. Empresas que consideram o comportamento dos seus leads conseguem transformá-los em clientes, e no melhor dos cenários, também em fãs e divulgadores da marca, ou seja, os esforços dessas estratégias em eventos como a Black Friday, abre uma porta de entrada para novos consumidores e reforça uma boa experiência para quem já é cliente.
A Attri é uma empresa de tecnologia e usabilidade com mais de 10 anos de experiência no mercado e oferece soluções inovadoras que integram e impulsionam as necessidades dos usuários e o crescimento dos negócios.
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