Negócios

Black Friday em tempos de pandemia: Lojista deve aproveitar o período para fidelizar clientes

A Black Friday sempre foi, tradicionalmente, uma das datas-chave para o e-commerce brasileiro.

Neste ano, por conta da pandemia, o comércio eletrônico deu um salto sem precedentes: dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontam que o Brasil registrou um aumento mensal médio de 400% no número de lojas on-line abertas durante o isolamento, saltando de 10 mil para 50 mil.

Com números tão expressivos, a Braspag, empresa pioneira em meios de pagamento para e-commerce no Brasil, convocou o especialista em planejamento comercial Renan Assunção para listar as cinco principais preocupações e pontos de atenção que os varejistas devem ter em um período tão crítico.

“O lojista precisa, acima de tudo, proporcionar uma boa experiência de compra ao usuário.

Em suma, é o momento para se pensar em ações assertivas, criar oportunidades e resolver lacunas para 2021″, diz Renan.

Selecione seu ‘produto-foco’

Muitas lojas online têm uma quantidade imensa de SKUs, mas isso não basta: é necessário separar os produtos que são as “portas de entrada” para o consumidor.

“Faça um top 5 para chamar a atenção e envolver o cliente. Invista no marketing desses produtos, concentre-se em construir conteúdo, baixe os preços e pesquise o histórico dos compradores”, explica Assunção.

“Uma outra medida é analisar quais produtos estão “encalhados” e movê-los para o marketplace, diminuindo assim os custos de armazenamento e manutenção.

Branding é fundamental

A Black Friday demanda investimentos em comunicação. Ponto. “Os varejistas devem procurar sempre gerar conteúdo e mídia para tornar seus produtos conhecidos e, principalmente, lembrados pelo consumidor, para que eles possam aproveitar a promoção quando o dia 27 de novembro chegar”.

Experiência do Cliente

Quer ganhar um cliente fiel? Supere as expectativas dele ao invés de se contentar apenas em atendê-lo.

“Certifique-se de ter sempre o produto oferecido em estoque, cheque a rede de logística e cumpra sempre o que promete. Não é o momento para poupar gastos.

Se o varejista fez uma boa identificação da base, o retorno é certo. Por outro lado, se sentir que a loja não atenderá todos os requisitos, o melhor é não participar desta Black Friday e usar o aprendizado para 2021″, aconselha Renan.

Meios de pagamento

Devido a todos os acontecimentos deste ano, os meios de pagamento on-line já foram muito “testados” por conta do boom nas vendas, sobretudo no Dia das Mães. Porém, o momento não é de baixar a guarda.

“O relacionamento com o gateway deve ser muito estreitado pelos lojistas. Tenha sempre um backup.

E garanta que os pagamentos sejam transparentes”, diz Renan. “Os boletos exigem atenção especial neste período, já que ‘seguram’ vendas que podem não ser convertidas, por isso deve-se dar preferência aos cartões de crédito, carteiras digitais e vendas via token”.

Medidas antifraude

Um grande volume de pessoas traz, necessariamente, grande potencial de fraudes. “Tenha atenção e garanta que seus sistemas antifraude segurem o tranco.

Além disso, deve-se sempre verificar se a marca não está sendo fraudada de outras maneiras, como sites e mídias sociais falsos, que enganam os compradores se utilizando de sua marca”, alerta Assunção.

A Braspag realiza periodicamente seminários especiais on-line com dicas e explicações técnicas para varejistas, parceiros e demais interessados no canal da empresa no YouTube. 

Para a Black Friday deste ano, foi preparado o Black Friday Kick Off 2020, uma programação de eventos on-line da Braspag, que teve grandes nomes do varejo e tecnologia discutindo sobre suas experiências e dando dicas práticas de conversão e melhorias de performances de seus e-commerces.

Por Braspag, Empresa pioneira em meios de pagamento para e-commerce no Brasil, a Braspag é líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude e marketplace com certificação de segurança PCI DSS 3.2 e ISO 22301 que fortalece a governança corporativa e garante a continuidade dos negócios. Possui presença direta nos principais países da América Latina

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

33 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago