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Black Friday: média de gastos deve girar entre R$ 201 a R$ 500

Pesquisa feita com 126 mil pessoas de todo o país mostra que a maioria pretende gastar de R$ 201 a R$ 500 na Black Friday, que ocorre no próximo dia 29 de novembro. 

O levantamento ocorreu nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, entre os dias 19 de agosto e 6 de setembro de 2024.

De acordo com a pesquisa, 17% dos entrevistados disseram que pretendem gastar até R$ 50. A intenção de fazer compras de R$ 51 a R$ 100 foi citada por 9,8%; de R$ 101 a R$ 200, por 9,4%; de R$ 201 a R$ 500, por 23,6%; de R$ 501 a R$ 1.000, por 18,5%; e acima de R$ 1.000, por 21%.

Os produtos de alimentação e eletrônicos são os mais desejados pelos entrevistados, citados por 18,2% e 18,1%, respectivamente; seguidos de artigos para casa (15,3%), vestuário (7,4%), higiene e beleza (7,2%), bebidas (2,8%) e viagens (2,5%).

Para Tiago Aguiar, superintendente executivo de produtos, novos negócios e marketing da TecBan, proprietária do Banco24Horas, a pesquisa mostra que a data pode ser aproveitada pelas pessoas de diversas faixas de renda.

“A pesquisa mostra que, independentemente da região e dos produtos e serviços escolhidos, os consumidores estão atentos à data, que, para além dos descontos atrativos em comparação a outros períodos do calendário, ainda surpreende com ofertas relâmpago que cabem em diversos bolsos”, destacou Aguiar. 

6 passos para se preparar para a Black Friday

1 – Faça uma lista com itens essenciais

É importante que você saiba exatamente o que quer comprar, para priorizar aquilo que é essencial e necessário e evitar compras impulsivas. Esse é o primeiro cuidado que se deve tomar. Além disso, se questione se a compra é necessária ou se é apenas um desejo.  

2 – Acompanhar o valor dos produtos

Outro passo envolve acompanhar o valor dos produtos que quer comprar nas semanas que antecedem a Black Friday.

Dessa forma, permitirá que você identifique as verdadeiras promoções e evite se iludir por ofertas enganosas. Sites como Zoom e Buscapé possibilitam que se veja o histórico de preços de produtos para verificar se o preço realmente está mais barato.

Esses dados são importantes para você comparar os preços com os de outras empresas para verificar qual está praticando um valor melhor. 

Além disso, recomenda-se ter muito cuidado com promoções extremamente generosas com preços que estão totalmente fora da média do mercado, já que pode ser um golpe de clonagem de cartão ou boleto falso.

3 – Estipular um limite

Definir um teto de valor  para pagar por determinado produto pode ajudar a evitar pagar mais caro do que planejava, o que é fundamental para não acumular dívidas desnecessárias.  

4 – Verificar a loja/site em que está realizando a compra

É importante avaliar se a loja/site possui recomendações de outras pessoas que já fizeram compras, procurar por avaliações e comentários nas redes sociais e, caso não encontre nada, evitar comprar pela primeira vez em uma loja que não conhece.

Verificar também se o site é confiável, se é de fato o site da empresa e não uma cópia. Links recebidos por e-mails e que peçam dados pessoais também devem ser evitados.

5 – Seguir a lista de prioridades

Evitar comprar o que não estava na sua lista. Afinal, não é preciso se desesperar para comprar tudo de uma vez. A Black Friday hoje se estende para todo o mês de novembro, além da Cyber Monday. Além disso, após o Natal, muitas lojas também fazem promoções de queima de estoque.

6 – Avaliar a melhor forma de pagamento

Por fim, antes de comprar, é importante saber qual a melhor forma de pagamento para cada consumidor.

Cuidado ao acumular muitas parcelas de cartão de crédito, pois esse montante pode pesar e prejudicar a organização financeira. Atente-se também ao limite desse cartão e coloque tudo no papel antes de sair comprando.

É importante fazer contas antes de sair comprando, avaliando a fatura do cartão e o saldo disponível nela. Uma boa opção é negociar um desconto maior para pagamento à vista.

Com informações da Agência Brasil

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

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