Desde o mês de janeiro o Governo Federal vem alertando que os beneficiários do Bolsa Família que estiverem com o CPF irregular ou divergências no Cadastro Único devem ter os benefícios bloqueados. Para garantir a permanência no programa é preciso ficar atento para regularizar as pendências.
A regra é bem clara. O CPF irregular na base de dados da Receita Federal acarretará no cancelamento do benefício. Primeiro o bloqueio e se caso essa situação não for sanada, depois de seis meses de bloqueio o benefício pode ser cancelado
Com essa medida, a intenção é melhorar a gestão do programa e assegurar que os benefícios cheguem realmente aos necessitados. Assim, os beneficiários com CPF suspenso ou cancelado terão interrupção do pagamento do benefício e só retomará os saques quando os dados do CPF forem regularizados junto à Receita Federal.
Verificar situação do CPF
Para evitar o bloqueio do pagamento do auxílio Bolsa Família, o beneficiário pode verificar a situação do seu CPF através do site da Receita Federal, selecionar a opção “Meu CPF” e em seguida “Atualizar CPF“.
Caso haja alguma pendência, o titular precisa regularizar a situação para seguir recebendo o auxílio. Caso o CPF não seja regularizado em até seis meses após o bloqueio inicial, o benefício será cancelado de forma permanente.
A medida é uma forma do governo manter a integridade e a correta distribuição dos recursos.
O cadastro atualizado do beneficiário é essencial para garantir o acesso dos benefícios oferecidos pelo governo. Além da verificação regular da situação cadastral para que o beneficiário acompanhe e mantenha os documentos em dia.
Caso o beneficiário precise de assistência e mais informações, pode entrar em contato através do Disque Social 121.
Através deste canal, terá como esclarecer dúvidas e ter suporte necessário para realizar a regularização do documento e seguir com o recebimento do auxílio.
Regularizar CPF para receber o Bolsa Família
-
Acessar o site da Receita Federal
-
Clicar em “Meu CPF” e depois em “Atualizar CPF”
-
Seguir as etapas indicadas para a regularização
-
Caso necessário, agendar um atendimento em uma unidade da Receita Federal