O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, nesta segunda-feira, 26, um edital para selecionar a aceleradora da terceira edição do programa BNDES Garagem, cujo foco é fomentar empreendedores e startups de impacto social e ambiental. O documento está disponível no site do banco. As propostas podem ser encaminhadas até 9 de agosto.
O objetivo da chamada é selecionar uma empresa ou um consórcio para conduzir quatro ciclos de aceleração. Segundo a instituição, nesta edição, em cada ciclo serão aceleradas até 100 startups, mais do que o dobro das 45 startups por ciclo da edição anterior.
Leia também: Ano Da Consolidação: Entenda Como Buscar Investimentos Para Startups
Na prática, cada ciclo contará com dois módulos. O primeiro, de criação, se destina a empreendimentos que tenham como objetivo validar suas ideias e desenvolver seu produto minimante viável. O segundo, de tração, tem como alvo startups já estabelecidas, com produto disponível no mercado, mas que busquem escalar seus negócios e/ou validar se seus produtos respondem a uma demanda efetiva.
O banco também informou que serão priorizados critérios de diversidade de gênero, racial e geográfica, além de temas alinhados aos objetivos do BNDES. Segundo a instituição, nos últimos ciclos, 44% das empresas aceleradas tinham liderança feminina e 40%, empreendedores negros ou indígenas.
Leia também: Benefícios Fiscais Direcionados Para Startups
Em nota, a diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis, Natália Dias, explica que o BNDES decidiu expandir o programa, cujo foco são negócios que buscam solucionar problemas sociais ou ambientais, porque “está comprometido com desenvolvimento sustentável, redução das desigualdades sociais, diversidade, equidade e inclusão”.
A executiva ainda disse que o banco estatal, ao apoiar negócios de impacto, busca acompanhar uma tendência global. Atualmente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Impact Investing Network (GIIN), esse mercado move US$ 1,16 trilhão (aproximadamente R$ 5,53 trilhões) em todo o mundo.
“Os negócios de impacto não estão apenas preocupados em gerar retorno financeiro, mas também em gerar impacto positivo na sociedade e no planeta. Nosso objetivo é escalar nossa atuação neste sentido”, destacou Natália.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…