Um bom empreendedor precisa estar sempre em dia com os processos e as contas para o funcionamento da empresa, certo? Quem é MEI, por exemplo, precisa pagar mensalmente um valor para obter direitos e benefícios. Este valor é pago por meio do boleto SIMEI.
Em 2019, o programa MEI completou 10 anos desde que entrou em vigência. No entanto, de acordo com a Receita Federal, 54% dos empreendedores estão em inadimplência, ou seja, não estão em dia com suas contribuições.
Diante disto, vale sempre ressaltar que o descumprimento do pagamento mensal do DAS pode gerar problemas para o empresário, além de multas. Por isso, descubra todos os jeitos fáceis de emitir o seu boleto SIMEI.
Leia o texto para conferir também os meios de pagá-lo sem precisar sair de casa!
Boleto SIMEI: como emitir a cobrança?
Existem duas formas de emitir o boleto SIMEI sem precisar sair de casa: por meio do seu navegador de internet, acessando o site do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual, e pelo aplicativo PGMEI.
Confira o passo a passo de cada uma dessas opções!
Para emitir o seu boleto SIMEI pela internet:
- acesse o Portal do Empreendedor;
- vá até a opção de “Já sou” e clique em “Serviços”;
- todos os serviços disponíveis aparecerão, então selecione “Pague sua contribuição mensal”;
- depois disto, outras opções serão mostradas e você deverá clicar em “Boleto de pagamento”;
- uma página será aberta para que você preencha com seu CNPJ e digite os caracteres da imagem que aparecerá;
- após entrar com seu CNPJ, clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
- então, basta selecionar o ano-calendário vigente e dar “Ok”;
- feito isto, uma listagem completa do ano aparecerá, juntamente com os meses quitados e os meses a vencer, bastando que você marque a caixinha do mês que deseja pagar (pode selecionar mais de um também) e depois clique em “Apurar/Gerar DAS”;
- por fim, vá em “Imprimir/Visualizar PDF” para baixar seu boleto.
Para emitir o seu boleto SIMEI pelo aplicativo:
- baixe o aplicativo PGMEI na Play Store (para smartphones Android) ou na Apple Store (para smartphones IOS);
- logo na opção inicial, é preciso informar seu CNPJ;
- seguindo, selecione a opção “Emitir DAS”;
- após isto, o calendário com todos os meses irá aparecer (quitados em verde e devedores em vermelho), então clique no mês correspondente ao pagamento que quer realizar;
- o guia de pagamento será mostrado, com valor e data de vencimento; então clique em “Exibir DAS” para baixar o boleto em PDF.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/trabalho1-2.jpg)
Onde pagar?
Há três formas de pagamento do boleto SIMEI que o próprio site do Portal do Empreendedor disponibiliza: débito automático, pagamento on-line e boleto de pagamento.
Confira como pagar por cada um desses meios!
Débito automático
É possível optar por realizar o pagamento mensal do boleto por meio de débito automático. Este é um processo que auxilia o empreendedor a não deixar de quitar as mensalidades obrigatórias, pois o pagamento é feito automaticamente.
Para isso, basta que o MEI tenha conta corrente em um dos bancos elencados abaixo:
- 001 – Banco do Brasil S/A
- 003 – Banco da Amazônia S/A
- 004 – Banco do Nordeste do Brasil S/A
- 021 – Banco Banestes S/A
- 033 – Banco Santander (Brasil) S/A
- 041 – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A
- 070 – Banco de Brasília S/A
- 104 – Caixa Econômica Federal
- 237 – Banco Bradesco S/A
- 389 – Banco Mercantil do Brasil S/A
- 748 – Banco Cooperativo Sicredi S/A
- 756 – Banco Cooperativo do Brasil S/A
Então, caso seja de seu interesse habilitar essa opção, acesse aqui e clique na chave de acesso. Após isto, será necessário preencher com o CNPJ, o CPF e o código de acesso. Se você não tiver o código de acesso, clique aqui e preencha conforme solicitado.
Pagamento on-line
O pagamento on-line é outra forma permitida pelo Portal do Empreendedor. Nesse caso, porém, há duas exigências: ser cliente do Banco do Brasil e ter acesso ao internet banking do banco.
Portanto, se for o seu caso e desejar realizar o pagamento por esse meio, faça o seguinte:
- acesse o Portal do Empreendedor;
- clique em “Serviços” na opção de “Já sou”;
- depois, selecione “Pague sua contribuição mensal”;
- agora, clique em “Pagamento on-line”;
- entre com seu CNPJ e digite os caracteres da imagem;
- após isto, vá em “Emitir guia de Pagamento DAS” e selecione o ano;
- então, basta marcar a caixinha do mês correspondente e clicar em “Pagar Online”;
- outra página será aberta, na qual você deverá selecionar o Banco do Brasil;
- dessa forma, a transação será feita logo que você selecionar a opção de pagamento “Débito em conta” ou “Débito na conta da sua empresa”.
Boleto de pagamento
A opção de pagar via boleto de pagamento é a forma tradicional de quitar a mensalidade. O MEI deve, mensalmente, acessar o Portal do Empreendedor (como explicamos acima) e emitir a guia de pagamento.
Desse modo, o boleto SIMEI em PDF poderá ser impresso e pago nos bancos conveniados, nas casas lotéricas e nas agências dos correios.
Atraso no pagamento do boleto SIMEI
Para quem atrasou o pagamento do boleto, é necessário que um novo seja emitido, ou seja, não é possível utilizar a mesma guia de recolhimento.
Após o vencimento do boleto SIMEI, há multa de 0,33% a cada dia de atraso, podendo chegar a um limite de 20%.
Os juros, por sua vez, são calculados a partir do próximo mês até a consolidação do mês anterior ao do pagamento. Desse modo, será de 1% relativo ao mês em que o pagamento for feito.
Para emitir o boleto SIMEI em atraso, o MEI deve acessar o Portal do Empreendedor e seguir as mesmas orientações já descritas, escolhendo a opção de emitir guia de pagamento.
Desta vez, no entanto, o calendário também mostrará os meses que estão em débito, de modo que o MEI deve clicar no mês devedor para gerar o boleto.
Vale ressaltar que o novo boleto já é gerado com a multa por atraso e os juros calculados.
Descobriu tudo sobre como emitir seu boleto SIMEI mas ainda procura uma forma mais fácil de pagá-lo? Então pague em uma conta digital!
A Azulis traz para você as melhores opções de conta digital para ajudar o seu negócio. Conheça agora mesmo!
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Fonte: Azulis
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2019/08/logo-azulis.png?x85888)