Chamadas

Boletos sob novas regras e ganham pagamentos por Pix. Confira!

O Banco Central (BC) aprovou, nesta quinta-feira, dia 12, nova regra que possibilita o pagamento de boletos através do Pix. O pagamento ocorrerá através de um QR Code específico, dentro do próprio boleto.

A mudança visa agilidade, conveniência e segurança ao processo. Agora não será preciso digitar números para pagar, apenas ler o QR Code.

“Dessa forma, incorpora-se na experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos, a agilidade, conveniência e grande aceitação do Pix”, esclarece o BC.

Além do pagamento via Pix, o BC anunciou o boleto dinâmico, que visa trazer mais segurança nos pagamentos de dívidas, especialmente para títulos negociáveis como duplicatas escriturais. Essa nova modalidade de boleto de cobrança tem vínculo direto ao título, evitando fraudes e erros.

Os benefícios incluem segurança, eficiência e transparência. O pagamento é direcionado automaticamente ao credor legítimo, facilitando a vida de sacados e financiadores. Além disso, o modelo tarifário é claro e justo, promovendo uma concorrência saudável.

“A criação do boleto dinâmico representa, portanto, enorme avanço no sentido de modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de uma ampla gama de empresas integrantes da economia real, principalmente as de pequeno e médio porte”, diz o BC.

O Boleto Dinâmico melhora a segurança para duplicatas escriturais, beneficiando tanto sacados quanto financiadores. Com essa inovação, os sacados podem realizar pagamentos automáticos ao credor correto, cumprindo facilmente sua obrigação e reduzindo erros. Já os financiadores recebem os recursos sem precisar realizar trocas de instrumentos, garantindo maior segurança e reduzindo riscos nas transações.

A implementação do Boleto Dinâmico depende da aprovação dos sistemas de registro autorizados pelo Banco Central. Após essa aprovação, o boleto dinâmico entrará em vigor em até seis meses. Essa medida representa um avanço significativo na modernização do sistema financeiro brasileiro.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago