O Bolsa Família será uma realidade para os brasileiros em 2023. Apesar de não ter sido relançado oficialmente, sabe-se que a gestão do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer transformar o atual programa de distribuição de renda Auxílio Brasil, novamente em Bolsa Família.
Dessa maneira, cresce cada vez mais o número de pessoas interessadas no extinto e agora provavelmente novo Bolsa Família. Seja por inscritos do Auxílio Brasil que se preocupam com a transição do programa social, quanto para famílias que buscam receber o benefício.
O primeiro ponto a esclarecer quanto a solicitação do Bolsa Família é que as famílias que atualmente recebem o Auxílio Brasil se encontrando em situação de pobreza ou extrema pobreza serão transferidos para o benefício normalmente, dessa forma, caso se enquadrem nas regras, não perderão o benefício.
Já para novas famílias, o modelo atualmente adotado para inscrição no atual Auxilio Brasil que deve se tornar Bolsa Família ocorre por meio do Cadastro Único de Informações Sociais (CadÚnico). O CadÚnico é uma plataforma ao qual o governo consegue identificar quais famílias têm direito a quais benefícios sociais.
Hoje em dia a inscrição para o CadÚnico ocorre com o interessado tendo que se dirigir a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município, para então formalizar a inscrição no Cadastro Único.
No entanto, a expectativa é que para 2023, a inscrição no programa social, seja ele Auxilio Brasil ou Bolsa Família, possa ser feito através do aplicativo de celular CadÚnico).
Tanto o aplicativo quanto o site poderão ser utilizados para a inscrição no CadÚnico que pode garantir acesso ao Bolsa Família, assim como diversos outros benefícios sociais pagos pelo governo federal.
Atualmente a plataforma serve para que os interessados possam realizar consultas, realizar o pré-cadastro, realizar atualização cadastral, dentro outros serviços , com o objetivo de reduzir as filas e o tempo de espera pelo atendimento nas unidades, já que as famílias chegarão com o pré-cadastro já pronto.
Muitas pessoas pensam que o governo paga apenas o Auxílio Brasil/Bolsa Família para as famílias de baixa renda, contudo, além do benefício em questão, o governo também disponibiliza diversos benefícios como:
Vale lembrar que cada benefício possui suas próprias regras para concessão, contudo, em todos os casos é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico.
O Auxílio Brasil que será transformado novamente em Bolsa Família deverá sofrer as seguintes mudanças em 2023:
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…