Os beneficiários do programa Bolsa Família têm uma nova ferramenta para receber o recurso que é pago mensalmente às famílias brasileiras.
Isso porque a Caixa Econômica Federal disponibilizou a partir deste mês o acesso à Conta Poupança Social Digital, ou seja, toda a movimentação do dinheiro será feito pelo Caixa Tem.
De acordo com a gestora dos pagamentos, essa mudança cumpre a Lei nº 14.075/2020 que permitiu a União, Estados e Municípios realizarem pagamentos de diversos benefícios sociais e previdenciários em Conta Poupança Social Digital.
Assim, o objetivo é promover a inclusão bancária da população, pois, cerca de nove milhões de famílias que ainda não possuem nenhuma tipo de conta bancária.
Além disso, também garante mais segurança ao cidadão.
Então, se você faz parte do programa entenda como ficará os pagamentos a partir deste mês.
Através do Caixa Tem os beneficiários poderão sacar com o cartão Bolsa Família, além de movimentar o recurso através do aplicativo, assim como ocorre com os pagamentos do auxílio emergencial àqueles que não recebem o Bolsa Família.
A boa notícia é que não há nenhum tipo de cobrança ou obrigatoriedade com valores para a manutenção da conta, e o beneficiário também não precisa fazer o saque integral das parcelas como antes.
Desta forma, o cidadão que utilizar a conta para movimentar seu recurso não precisa gerar nova senha, podendo utilizar a usar a mesma senha do cartão social.
Diante das dúvidas sobre quem deve abrir a conta, a Caixa informou que esse procedimento será feito de forma automática.
Desta forma, não será preciso que os beneficiários compareçam em uma agência da Caixa, o que também evita a aglomeração de pessoas nas unidades.
Os primeiros a receber o Bolsa Família pela conta social digital são os beneficiários que possuem NIS final 9 e 0.
O pagamento continua na mesma data de costume, então, a previsão da Caixa é de que pelo menos 1,5 milhão de pessoas tenham acesso ao recurso por meio do Caixa Tem nesta primeira etapa de pagamentos.
Em janeiro de 2021, será a vez daqueles que possuem NIS final 6,7 e 8.
Mas é importa saber ainda que, se o beneficiário preferir continuar recebendo o benefício através do cartão do Bolsa Família ou mesmo o cartão Cidadão, também será permitido e não haverá nenhum tipo de empecilho.
A conta era utilizada anteriormente para os pagamentos dos Auxílio Emergencial, Auxílio Emergencial Extensão, Saque Emergencial FGTS e Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).
Mas agora, os beneficiários do Bolsa Família também têm acesso às seguintes funcionalidades:
Como ressaltamos acima, a Conta Poupança Social Digital não possui tarifas de manutenção e seu limite de movimentação mensal é de R$ 5 mil.
O aplicativo foi criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviço sociais e a diversas transações bancárias, então, se você quer aproveitar para conhecer todas as funcionalidades, saiba que o app está disponível para download nas lojas Android e iOS.
Veja como é simples de usar.
Por Samara Arruda
O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes…
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…