Os inscritos no Bolsa Família precisam manter estar atentos constantemente para evitar cortes e continuar aproveitando os benefícios oferecidos pelo maior programa de transferência do governo.
Milhões de famílias são beneficiadas com os valores pagos mensalmente pelo programa, mas existem diversas regras que precisam ser cumpridas, uma delas é a atualização dos dados de saúde.
O grupo familiar que deixar de atualizar as suas informações de saúde pode acabar sendo prejudicado, o prazo vai até o dia 17 de janeiro em alguns locais. Para não ficar sem receber os pagamentos, verifique a data estabelecida na sua cidade e confira nossas dicas.
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar dados de saúde urgentemente!
O prazo para acompanhamento de saúde do programa Bolsa Família, que inicialmente iria até dezembro, foi prorrogado até 17 de janeiro no Distrito Federal e em algumas cidades. O prazo de prorrogação não foi escolhido de qualquer maneira, já que 17/01 é o dia do fechamento do sistema para registro, segundo o Informe Bolsa Família nº 43 • 25 de abril de 2024.
Em algumas cidades o prazo iria até o dia 30 de dezembro, mas em locais como no Distrito Federal, o prazo foi prorrogado até o dia 17 de janeiro. Verifique o prazo estabelecido pela Secretaria de Saúde da sua cidade. Entretanto, se você ultrapassou a data, procure o CRAS mais próximo da sua residência, antes do dia 17/01.
Quem deve atualizar os dados?
Segundo o Ministério da Saúde, essas informações devem ser atualizadas:
- O calendário nacional de vacinação deve ser cumprido;
- O monitoramento das condicionalidades é obrigatório para gestantes;
- Monitoramento de saúde de crianças menores de 7 anos.
Para atualizar os dados de saúde, as famílias devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) o com documento de identificação com foto, cartão do Bolsa Família, gestantes devem levar a caderneta de pré-natal e menores de 7 anos devem apresentar o cartão vacinal.
O que pode fazer você ficar sem receber?
Segundo a Caixa Econômica Federal, os beneficiários podem perder o bolsa família nas seguintes situações:
- Ultrapassar o limite de renda;
- Não cumprirem os requisitos obrigatórios de educação;
- Não cumprir os compromissos de educação;
- Não cumprir os compromissos de educação;
- Falta de atualização dos dados cadastrais.
“As famílias saem do Programa Bolsa Família por não atualizarem as informações cadastrais ou porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para receber o benefício ou descumpriram os critérios do programa. O descumprimento dos compromissos nas áreas de educação e de saúde também pode levar ao cancelamento do benefício”, afirma a Caixa Econômica Federal.