Fique Sabendo

Bolsa Família poderá ficar sem o 13° salário em 2020

Pela forma que o Ministério da Economia vem divulgando, não está programado para 2020 o pagamento do 13° salário para os inscritos do Bolsa Família.

O motivo está no que aconteceu no ano passado, quando foi pago aos inscritos do Bolsa Família o 13° salário, porém, através de uma Medida Provisória que era válida somente para 2019.

Para beneficiário receber o 13° salário terá que rezar para o governo decretar uma nova medida provisória ou enviar um Projeto de Lei para o Congresso Nacional aprovar.
Segundo o que se comenta no Palácio do Planalto, estava tudo certo para liberar também nesse ano o 13° para o Bolsa Família, entretanto, a pandemia derrubou os planos do governo.

O Ministério da Economia informa que não há previsão, até agora, para o pagamento da parcela extra do Bolsa Família. Sendo assim, os beneficiários do Bolsa Família deverão ficar sem o 13° salário.

Com isso, o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família pode não ser pago em 2020.

Renda Cidadã

Também ficou para ser analisado o Renda Cidadã, que caso já estivesse em vigor, não seria necessário pensar num abono extra para o Bolsa Família.

O Renda Cidadã acabou não saindo do papel e pelo jeito não será cogitado uma aprovação para este ano.

A dificuldade na aprovação do novo programa está na falta de recursos para garantir a sua existência.

Segundo Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, a aprovação do Renda Cidadã depende da aprovação da PEC emergencial de autoria do senador Márcio Bittar (MDB-AC).

Essa Proposta de Emenda a Constituição tem como objetivo criar mecanismos de controle dos gastos públicos para que não ultrapasse o teto de gastos.

O teto de gastos limita o crescimento de despesas públicas para que não seja superior à inflação do ano anterior. Entre as propostas sugeridas, estão: o corte de salário de servidores públicos e de jornada de trabalho.

Com a aprovação da PEC será possível encontrar soluções para o financiamento do Renda Cidadã. A ideia é que a PEC seja votada e aprovada ainda este ano, para que o Renda Cidadã também seja elaborado e aprovado em 2020.

Edição por Jorge Robert Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

11 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

14 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

20 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

20 horas ago