Empresas do grupo:

Início » Bolsa família: Saiba o que pode levar o cancelamento do benefício

Bolsa família: Saiba o que pode levar o cancelamento do benefício

por Lucas Machado
4 minutos ler
Designed by @rafapress / shutterstock

Há situações que podem ocasionar o cancelamento do Bolsa Família, portanto, deve-se estar atento às regras estabelecidas pelo Governo Federal. Saiba mais.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, destinado às famílias brasileiras em condições de pobreza ou extrema pobreza. O benefício tem como objetivo auxiliar essas famílias na garantia de seus direitos básicos, como alimentação, moradia, saúde e educação. 

Contudo, para ter acesso ao pagamento do benefício, é necessário que o cidadão atenda os requisitos que são já pré-estipulados pelo governo, caso contrário, não é possível requerer ou até mesmo pode levar o cancelamento do benefício, para quem já tem direito a ele. 

Dito isso, continue lendo, de modo a entender quais as condições para concessão do programa Bolsa Família, e o que pode ocasionar seu cancelamento.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Como já citado, o programa é destinado à famílias que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Sendo assim, o beneficiário ou quem deseja solicitar deve comprovar esta condição, se enquadrando nos seguintes requisitos: 

  • Possuir renda mensal per capita (por pessoa) entre R$ 89 e R$ 178;
  • É necessário estar inscrito no Cadastro Único (cadúnico);
  • Ter como integrantes da família, crianças/adolescentes devidamente matriculadas na escola;
  • Integrantes em idade escolar, devem manter uma frequência na escola (85% para jovens entre 6 e 15 anos e 75% para aqueles com idade equivalente a 16 e 17 anos)
  • O calendário de vacina de crianças abaixo de 7 anos deve estar atualizado;
  • Em casos de gestantes, deve ser comprovado a realização do pré-natal.

O que pode cancelar o Bolsa Família? 

Conforme informações do Governo Federal, existem algumas situações específicas nas quais a concessão do Bolsa Família é cancelada. Sendo assim, fique atento, nas condições a seguir, a fim de evitar o cancelamento do benefício.

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Cadastro desatualizado

Uma das situações mais comuns, senão a mais, que ocasiona o cancelamento do benefício, são informações incorretas contidas no cadastro. Isto porque, a atualização cadastral é exigida a cada dois anos pelo governo, se é encontrado alguma irregularidade nos dados fornecidos pela família, o benefício pode ser cancelado. 

Em razão disso, deve-se informar qualquer tipo de mudança no Cadastro único, como informações pessoais, mudança de escola das crianças, alterações na renda familiar, entre outros dados. 

Renda maior que o permitido pelo programa

Beneficiários do programa, podem ter o Bolsa Família cancelado, caso possua uma renda mensal maior do que estipulada pelo governo para a concessão do benefício. Como já foi dito, o ganho por pessoa deve estar entre R $89 e R $178, caso contrário, o pagamento do programa pode ser suspenso ou cancelado. 

Não realização do Saque

O Governo Federal estipula um prazo de 90 dias para realizar o saque após pagamento do benefício. Caso a família não movimente o dinheiro dentro deste período, passa a ser entendido que a família não necessita da assistência do Bolsa Família, logo o benefício será cancelado. 

Bloqueio do Bolsa Família   

Caso o benefício tenha sido bloqueado, o titular pode ser à alguma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que lhe auxiliará a solicitar o pedido de reanálise. É necessário levar consigo, Identidade, CPF, título de eleitor e RG e declaração escolar dos menores de 18 anos

Além disso, deve-se apresentar o Holerite atualizado, em caso de trabalhadores formais, e extrato bancário de todos os integrantes segurados pelo INSS. 

Conteúdo por Lucas Machado

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More