Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Você sabe como funciona a Bolsa Família? No artigo de hoje vamos esclarecer detalhes sobre este benefício. Continue conosco e fique por dentro do assunto.
Este é um programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, o objetivo deste benefício é combater a pobreza e a desigualdade no Brasil. A bolsa foi família foi criado em outubro de 2003 o mesmo possui três eixos principais:
Primeiramente é necessário ter cadastro no CadÚnico, em certas cidades a prefeitura disponibiliza posto de atendimento para fazer cadastro presencial.
Logo é enviado à caixa uma lista das famílias que estão aptas a receber o benefício de acordo com o cadastro feito.
Todo beneficiário precisa atualizar seu cadastro a cada dois anos, isto é necessário para garantir que o benefício realmente está sendo pago para quem precisa, para isto o mesmo tem que comparecer até o local disponibilizado pela prefeitura.
Benefício Variável
Destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham em sua composição gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. O valor de cada benefício é de R $41,00 e cada família pode acumular até 5 benefícios por mês, chegando a R $205,00.
Benefício Variável de 0 a 15 anos
Destinado às famílias que tenham em sua composição, crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. O valor do benefício é de R $41,00.
Benefício Variável Jovem
Destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composição adolescentes entre 16 e 17 anos. O valor do benefício é de R $48,00 por mês e cada família pode acumular até dois benefícios, ou seja, R $96,00.
Benefício Variável à Gestante
Destinado às famílias que tenham em sua composição gestante. Podem ser pagas até nove parcelas consecutivas a contar da data do início do pagamento do benefício, desde que a gestação tenha sido identificada até o nono mês. O valor do benefício é de R $41,00.
Benefício Variável Nutriz
Destinado às famílias que tenham em sua composição crianças com idade entre 0 e 6 meses. Podem ser pagas até seis parcelas mensais consecutivas a contar da data do início do pagamento do benefício, desde que a criança tenha sido identificada no Cadastro Único até o sexto mês de vida. O valor do benefício é de R$ 41,00
Por Laís Oliveira.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…