Foto: DINO
Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta quinta-feira (14), durante discurso na Conferência Global Millennium (evento que reúne igrejas evangélicas), que determinará ao Ministério de Minas e Energia (MME) que altere a bandeira tarifária de energia elétrica para rebaixá-la a um valor menor a partir do mês que vem.
“Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico à sociedade. Dói a gente autorizar o ministro Bento [Albuquerque], das Minas e Energia, a decretar a bandeira vermelha. Dói no coração, sabemos da dificuldade da energia elétrica. Vou determinar que ele volte à bandeira normal a partir do mês que vem”, disse o presidente, que não quis entrar em detalhes sobre qual seria a redução pretendida.
Não é segredo para ninguém que o Brasil está vivendo uma das piores crises hídricas em 91 anos. Os reservatórios das usinas hidrelétricas estão abaixo do esperado. O que fez aumentar o custo de energia, ao ter que acionar as usinas termelétricas, que são as mais caras.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou em agosto, a criação de uma nova bandeira tarifária na conta de luz, chamada de bandeira de escassez hídrica (com uma taxa de R$ 14,20 para cada 100 kilowatt-hora – KWh consumidos. A nova bandeira começou a valer no dia 1° de setembro.
Também nesta quinta-feira, o ministro Bento Albuquerque ao participar da 40ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) 2021, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), disse que o Brasil não está correndo o risco de racionamento de energia devido à grave crise hídrica. Albuquerque também declarou que desde 2020 o governo está monitorando a situação e vem tomando as medidas necessárias para garantir o abastecimento de energia.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…