Chamadas

Bolsonaro mira no Bolsa Família para 2021

O presidente Bolsonaro e os líderes do Congresso não quiseram dar uma chance para o Renda Brasil. Na verdade, o programa iria substituir o Bolsa Família, mas, alguns percalços pelo caminho fizeram o governo descartar o Renda Brasil, depois, pensaram no Renda Cidadã, mas, a falta de recursos para o programa fizeram os planos ficarem só no papel.

Agora, o governo quer mirar todas as suas forças no programa Bolsa Família.
Sem Renda Cidadã.

Seria um novo programa da equipe econômica, que já tinha tudo planejado colocar em prática o substituto do Bolsa Família. Entretanto, a falta de definição dos recursos utilizados para o financiamento. Paulo Guedes, ministro da Economia, queria a extinção de programas sociais. Nesse meio tempo, o senador Márcio Bittar, relator da PEC emergencial, deu uma ideia a equipe econômica, usar uma parte do Fundeb e os precatórios para bancar o Renda Cidadã.

Mas, as fortes criticas, fizeram o presidente Jair Bolsonaro embargar as sugestões.

Bolsa Família

O que tudo indica, que a ideia agora do governo é manter o Bolsa Família. O programa atualmente beneficia 14,2 milhões de famílias. Só que o governo quer incluir mais pessoas nas regras. Em 2021, o Bolsa Família terá um previsão de R$ 34,8 bilhões em seu orçamento. O valor é maior que o deste ano (R$ 29,5 bilhões). O novo valor irá ajudar a aumentar em um milhão o número de famílias no programa, segundo o governo.

Enquanto busca uma saída para o fim do auxílio emergencial, a ala política do governo já admite que as reformas defendidas pela equipe econômica ficarão para 2021, porque não há mais tempo para aprovação no Congresso.

PEC emergencial e expectativas

O Governo Federal conseguiu um acordo para votar uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo. O desejo do governo era que o relator das propostas de corte de gastos, senador Márcio Bittar (MDB-AC), incluísse no parecer o Renda Brasil. Sendo assim, a EC emergencial não traz o desenho ou recursos de um novo programa de transferência de renda, como o conhecido Renda Cidadã.

Em seu relatório, o senado Márcio Bittar colocou apenas medidas de corte de despesas e de reequilíbrio fiscal, como introduzir o gatilho no serviço público, corte de renúncias fiscais (apenas tendo como exceção o Simples e Incentivos regionais), enxugamento de fundos públicos, entre outros.

O que levou o relator da PEC deixar para 2021 o parecer final da proposta de emenda constitucional, ou seja, só irá protocolá-lo ano que vem.

Paulo Guedes disse os motivos pelos quais não surgiu um novo programa que iria se juntar ao Bolsa Família.

“Sabemos que é um trabalho que não terminou ainda. O natural seria juntar o Bolsa Família com outros programas. Mas a confusão foi tão grande, a briga foi tão grande, que o governo achou melhor mostrar que vamos reavaliar o tema, sem confundir com o auxílio emergencial, que era uma ferramenta transitória para o período de emergência da pandemia” afirmou, em audiência na Comissão Mista do Congresso Nacional que acompanha a execução das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago