Chamadas

Bolsonaro suspende a prova de vida até o final do ano

A prova de vida está suspensa até o final do ano, depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promulgou nesta terça-feira (5), um artigo da lei 14.199/2021 que suspende a comprovação de vida de forma obrigatória. A decisão já está valendo, pois foi publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, em edição extraordinária.

Em 27 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro havia vetado a suspensão temporária da prova de vida. Porém, o Congresso derrubou o veto presidencial, e novamente suspendeu a prova de vida até 31 de dezembro de 2021.

Aposentados e pensionistas são obrigados a realizar a prova de vida anualmente por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que apesar da suspensão da prova de vida de forma obrigatória, os segurados não estão impedidos de realizar o procedimento. O órgão também informou que o calendário que foi criado para a comprovação de vida não está mais valendo.

Como fazer a prova de vida

O modelo mais prático para fazer a prova de vida é indo ao banco onde você recebe o seu benefício.
Os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida.

Os beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto.

Lembrando que apenas o Banco do Brasil tem a opção de fazer a prova de vida por meio do aplicativo.
Os bancos informam aos segurados quando precisam fazer a prova de vida.

Para os aposentados que estão sem condições de se locomover ou representantes legais devem ligar para o telefone 135 ou acessar o site Meu INSS para realizar o agendamento para fazer a prova de vida. Sem a necessidade de cadastramento de procuração ou comparecimento a uma agência da Previdência Social.

Será necessário comprovar a condição de saúde através de documentos médicos (atestado médico ou declaração que será emitida pelo médico competente).

Beneficiários com idade acima de 80 anos podem solicitar o atendimento por meio da tarefa “Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos” – código 4952, sigla PVIDAIDOSO, cujo cumprimento deve ser realizado de forma emergencial e prioritária.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago