Chamadas

BOMBA! Yahoo Brasil não publicará mais conteúdo a partir desta sexta-feira (31)

Os usuários do Yahoo no Brasil foram surpreendidos com a informação que está na sua página principal, onde a empresa diz que “a partir de 31 de março de 2023, o Yahoo Brasil não publicará mais conteúdo. Todos os outros serviços não serão afetados por essas alterações. Agradecemos a todos os leitores pelo apoio”.

Mas há um burburinho afirmando que a empresa encerrará todas as operações de negócios e editoriais no Brasil e nos demais países da América Latina na data divulgada. Segundo informações, cerca de 1.600 funcionários perderão seus empregos no país. 

A decisão de encerrar os negócios no Brasil, não está ligada ao novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme informou  André Izay, que foi líder da Yahoo! no país por 15 anos.

Ele deixou a empresa em janeiro de 2022, na época, afirmou que o faturamento era inferior apenas ao das grandes empresas de tecnologia e duas vezes maior do que veículos de mídia com mais de mil trabalhadores.

E os anunciantes?

Embora tenha determinado o encerramento de suas atividades em 31 de março, o Yahoo! ainda possui contratos de longo prazo com alguns anunciantes e serviços de publicidade programática acertados para os próximos meses. 

No entanto, a empresa não informou como serão cumpridos esses contratos ou como irá compensar os seus clientes.

Porém, o Yahoo afirma que somente a publicação do conteúdo chegará ao fim nesta sexta-feira (31). Os outros serviços continuarão normalmente sem prejudicar o usuário.

O CEO Jim Lanzone desmentiu notícias que dizem que a empresa está em crise, e disse que o que está acontecendo é uma ação estratégica que visa focar em áreas consideradas mais rentáveis.

Demissão

No mês passado, a empresa anunciou a demissão de 20% de trabalhadores em todo o mundo, ou seja, cerca de 1,6 mil até o final de 2023.

A divisão de publicidade Yahoo Business, já dispensou 80 funcionários brasileiros.

Ao que tudo indica, o Yahoo focará na exploração de publicidade nativa, atrelada ao conteúdo, após o acordo de 30 anos firmado em 2022 com a Taboola, empresa especializada nesse serviço.

Leia Também: Harmonização Facial Pode Ser Deduzida Do Imposto De Renda 2023?

A história da empresa

O Yahoo! é um portal web sediado em Sunnyvale, Califórnia que é uma subsidiária integral da Verizon Communications através da Verizon Media. Foi fundado por Jerry Yang e David Filo em janeiro de 1994 e incorporado em 2 de março de 1995.

A empresa foi uma das pioneiras nos primórdios da era da internet na década de 1990. Marissa Mayer, uma ex-executiva da Google, serviu como CEO e presidente do Yahoo até junho de 2017.

É globalmente conhecida pelo seu portal web, motor de busca Yahoo! Search, e serviços relacionados, incluindo o Yahoo! Directory, Yahoo! Mail, Yahoo! News, Yahoo! Finance, Yahoo! Grupos, Yahoo! Respostas, publicidade, mapas online, compartilhamento de vídeo, esporte fantasy, e seu website de mídia social media. Em seu auge, era um dos sites mais populares nos Estados Unidos.

Em julho de 2016, o grupo americano de telecomunicações Verizon Communications fechou um acordo para comprar os negócios principais de Internet do Yahoo por US$ 4,83 bilhões, em uma negociação que já estava em andamento há um tempo. 

Com isso, o Yahoo, que estava em crise, se junta à AOL, comprada pela Verizon em 2015 por 4,4 bilhões de dólares. A Verizon superou ofertas rivais feitas por AT&T e também por um grupo apoiado pelo bilionário Warren Buffett e empresas de investimentos.

Em fevereiro de 2017 o negócio entre Yahoo! e Verizon foi concretizado por US$ 4,48 bilhões, 350 milhões a menos do valor inicial.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago