Fique Sabendo

BPC/Loas: benefício pode ser ampliado para mais beneficiários

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), diz respeito a um provento assistencial concedido pelo governo a pessoas com deficiência (PCD) e idosos com idade igual ou superior a 65 anos. 

Atualmente, para integrar a folha de pagamento do benefício, além de se enquadrar em algum dos perfis citados acima, a família do contemplado deve possuir uma renda per capita (por pessoa) igual ou ¼ do salário mínimo (R$ 303), todavia, esta regra pode passar por mudança. 

Neste sentido, o Projeto de Lei n.º 1.832/2020 que tramita no Congresso Nacional, propõe que o BPC seja concedido a pessoas cuja renda per capita familiar, é de até meio salário mínimo (R$ 606). Desta maneira, viabilizando o benefício para mais idosos e pessoas com deficiência em condição de vulnerabilidade. 

O PL já passou por aprovação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, entretanto, a proposta ainda precisa passar por um determinado processo para entrar em vigor. 

Para o novo critério do texto passar a valer, é necessário passar por votação nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após isso, a proposta precisa da apreciação do Senado Federal e por fim da sanção presidencial. 

Vale ressaltar que atualmente o benefício já é liberado para famílias com renda de até meio salário mínimo por cabeça, entretanto, este grupo deve atender algumas condições. Neste sentido, o provento é pago a depender do grau da deficiência, do comprometimento da renda com despesas médicas e dependência de terceiros para atividades do cotidiano. 

Assim sendo, o que a proposta pretende é justamente eliminar estes referidos critérios, e implementar o limite de renda de até meio salário mínimo como uma regra geral do programa. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago