O governo federal publicou uma portaria em que trata da regulamentação do pagamento da antecipação de R$ 600 para as pessoas que entraram com pedido para ter direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é pago a idosos e pessoas com deficiência em situação de pobreza.
A antecipação do valor foi uma das medidas adotadas pelo governo para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus. No dia 2 de abril, foi publicada uma lei que autoriza a antecipação do benefício, mas faltava a portaria para dar início aos pagamentos, segundo o INSS.
De acordo com um levantamento do jornal “Estado de S. Paulo junto à entidade identificou que 177,5 mil pessoas aguardam o pagamento.
Segundo portaria do Ministério da Cidadania, é preciso que o requerente esteja cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), para receber a antecipação do benefício. Além disso, precisa ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Como o pagamento dos R$ 600 será feito antes da pessoa ter sido aceita no BPC, o valor antecipado será descontado dos pagamentos após o pedido ser aprovado. Entretanto, caso o requerente tenha tido o pedido negado, ele não precisará devolver o dinheiro, exceto se for comprovada a má-fé do solicitante.
Com informações Seu crédito Digital
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…