As famílias em situação de vulnerabilidade social podem ter direito de receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada) pago pelo governo federal. No entanto, será necessário conhecer critérios e requisitos.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Os Idosos para ter acesso ao BPC precisam ter a idade de 65 anos ou mais, comprovar uma renda per capita familiar inferior a 1/4 do salário mínimo (atualmente em R$ 1.320). Além disso, é necessário comprovar que a pessoa idosa não possui meios próprios de prover sua subsistência.
As pessoas qualquer idade que tenham uma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial que os impeça de participar plenamente da sociedade e do mercado de trabalho terá direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para isso, será necessário comprovar a condição de deficiência por meio de laudos médicos e passar por avaliação social para verificar a renda per capita familiar inferior a 1/4 do salário mínimo.
O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.
Leia Também: FGTS: Mudanças No Saque-Aniversário Vão Ficar Para O Segundo Semestre
Quem recebe o BPC terá direito a um salário mínimo de R $1.320,00 pagos pelo governo mensalmente.
O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS” . Pode ser feito, também, nas Agências da Previdência Social (APS).
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…